Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  cais  2018  2013  2023  2019  cmtv  2016  2012  2014  2011  tvi24  2015  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Viver sem trabalho em Espanha EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Viver sem trabalho em Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Viver sem trabalho em Espanha Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
313 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 313 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Viver sem trabalho em Espanha

Ir para baixo

Viver sem trabalho em Espanha Empty Viver sem trabalho em Espanha

Mensagem por Admin Sex Dez 18, 2015 12:07 pm

O crescimento parece ter regressado, mas Espanha continua a ter milhões de desempregados. Fazemos um retrato da Andaluzia, uma região onde uma em cada três pessoas estão desempregadas.

Miguel Angel, tem 27 anos e tenta sair de uma situação desesperante… Estamos em Jerez de la Frontera, na Andaluzia – no sul de Espanha. Aqui, a taxa de desemprego atingiu os 40%… Mas por trás das estatísticas estão rostos reais, destinos reais e pessoas reais – como Miguel Angel: “Estou desempregado há três anos e meio. É uma situação desesperante. Começamos a acreditar que tudo se resume a isto, que a vida é assim… Há dias que nem sequer queremos sair da cama. Noutros levantamo-nos com algum ânimo, mas para nada… “

Miguel Angel treina para os exames da polícia. A competição é dura: este ano são 58 mil candidatos a um dos 1300 postos de trabalho disponíveis na polícia. Espanha vive uma situação de rutura geracional, Miguel Angel concorda: “Sim, penso muito nisso… Os meus pais eram mais jovens do que eu quando me tiveram. É doloroso pensar nisso, porque gostaria de constituir uma família, ter uma casa, viver com a minha mulher e ter filhos. Mas sem trabalho é impossível.”

A irmã de Miguel Angel, Maribel, também está desempregada. Na cidade de Jerez 34 mil pessoas vivem sem trabalho… A administração regional da Andaluzia publicou 69 ofertas de trabalho este ano, e recebeu mais de 23 mil candidaturas.

A economia de Espanha mostra um quadro misto: o crescimento está de volta – mas o desemprego desce lentamente e as discrepâncias regionais são enormes: o desemprego na região da Extremadura está nos 29%, na Andaluzia nos 32% e na cidade de Jerez, voltamos a sublinhar – ronda os 40%.

Maribel tem 30 anos. Estudou turismo e trabalhou durante algum tempo no aeroporto de Jerez. Apesar das qualificações está sem emprego há 4 anos. Aderiu a um grupo no Facebook chamado “Trabalhar em Jerez” – um grupo para procurar e divulgar ofertas de trabalho na região: “Normalmente, começo por ver o meu e-mail para ver se tenho alguma oferta de trabalho que possa partilhar. Depois consulto vários sites e plataformas na internet onde posso encontrar mais algumas ofertas que possa partilhar no nosso grupo do Facebook.”

José Ramon lançou esta iniciativa no Facebook há três anos. Quando o designer se mudou para Jerez, percebeu que a melhor forma de encontrar emprego a nível local era através do “passa a palavra” e que as redes sociais têm um papel fundamental na região. O grupo “Trabalhar em Jerez” conta com quase 9 mil membros. José Ramon explica a alta taxa de desemprego: “Não posso dizer que seja algo cultural, isto, no meu entender… É algo que já acontece há muito tempo: tem a ver com o sistema de protecionismo do Estado. É mais fácil para o Estado dar o peixe, dar o subsídio, do que ensinar as pessoas a trabalhar – do que ensinar a pescar.”

A jornalista Ana Huguet acusa o ex-ditador Franco, pela elevada taxa de desemprego. Segundo ela, Franco acelerou a industrialização do Norte, negligenciando o Sul. E os políticos locais renderam-se ao dinheiro fácil – abrindo portas à corrupção e à má gestão: “Se um Presidente da Câmara gasta milhões euros, num projeto faraónico que nunca vê a luz, ou não tem resultados: é dinheiro público que foi enterrado e que não foi produtivo nem gerou emprego. Se a cidade tem uma dívida de 1013 milhões de euros… O investimento é nulo.”

Parte do centro está em ruínas. Em 1980, ainda havia 22 mil pessoas a trabalhar para os produtores de xerez da cidade. Depois da queda das vendas, das fusões e da robotização, agora são menos de mil.
Maribel e José Ramon encontram-se com Manuel, um pintor de automóveis desempregado. Ele também faz parte do Grupo do Facebook de Jerez. As ilusões são poucas, os escassos empregos disponíveis são a termo e mal pagos: “Quanto ao futuro: quero sentir-me uma pessoa novamente, estando desempregado não me sinto… Há muitas coisas que me enfraquecem e me fazem questionar o meu valor.”

“No grupo do Facebook, por vezes as pessoas pensam que a oferta é minha, que sou eu o empregador e enviam-me o CV. Mas eu só estou a partilhar ofertas de emprego que encontro… Alguns currículos não estão muito bem escritos, algumas pessoas não sabem como fazer um currículo corretamente. Então, muitas vezes, voluntariamente, tento ajudá-los, corrigindo os CVs e reenvio-lhes a versão correta”, diz Maribel.

Trinta por cento da economia da província de Cádiz é paralela, não é declarada. O trabalho negro é um grande problema em Jerez e Manuel concorda: “Há muito trabalho ilícito por aqui. Toda a gente sabe disso. Aqui na Andaluzia temos que nos fazer à vida: às vezes é legal outras vezes não…”

O desemprego está intimamente ligado com a pobreza. Mas os laços sociais ainda são fortes em Jerez. Existem 43 associações tradicionais na região, Miguel Angel faz parte de uma delas. Costumam levar comida a pessoas com necessidade. Pessoas ricas e pobres, com ou sem trabalho juntam-se para ajudar.

Juan Carlos Ruiz Becerra, Presidente da Associação Sagrada Lanza de Jerez explica: “Temos de continuar a trabalhar. Reunimo-nos aqui para recolher alimentos. É um esforço que ninguém vê. Estes 800 kg que conseguimos na última sexta-feira… Temos de conseguir o triplo até à próxima sexta. E no sábado temos a festa “ zambomba”, com um espetáculo de caridade e vai entrar algum dinheiro. Com este dinheiro e com os alimentos que conseguimos vamos ajudar 8 famílias carenciadas.”

“Passar tempo na associação ajuda-me a desligar dos meus problemas pessoais, para tentar evitar pensar nos problemas que tenho por estar desempregado e por não poder viver a vida que gostava. Dá-me força para procurar projetos novos e tentar alcança-los”, Miguel Angel.

“Solidariedade” – é uma palavra que ainda tem significado em Jerez. Até 2020, a província de Cádiz vai receber 1 milhão e 400 mil euros para fazer face ao desemprego… Será que este dinheiro vai ser gasto adequadamente? E qual vai ser a próxima estratégia nacional para promover a recuperação económica? Cabe a Espanha decidir…

Ana Huguet: ‘‘Um terço da economia é paralela’‘

Quais as razões do elevado nível de desemprego na região da Andaluzia? Segundo a jornalista Ana Huguet, os principais problemas são a História, a corrupção, a má gestão e a economia paralela.

José Ramón Torrejoyanca: ‘‘É escolher entre a guilhotina ou fazer hara-kiri’‘

A Euronews falou com José Ramón Torrejoyanca, em Jerez de la Frontera, uma cidade com uma taxa de desemprego que ronda os 40%. José Ramón Torrejoyanca explica-nos o funcionamento do grupo do Facebook: “Trabalhar em Jerez.”

Viver sem trabalho em Espanha 23809401465_0d843ef451_z

Por Hans von der Brelie
18/12 11:19 CET   | updated 0-1:39 mn ago
Copyright © euronews 2015

Viver sem trabalho em Espanha 626x170_reporter
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo