Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2010  2019  cmtv  2023  2016  2011  tvi24  2014  cais  2012  2015  2017  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Lições de melancolia e de música em Moledo   EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Lições de melancolia e de música em Moledo   Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
71 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Lições de melancolia e de música em Moledo

Ir para baixo

Lições de melancolia e de música em Moledo   Empty Lições de melancolia e de música em Moledo

Mensagem por Admin Dom Dez 20, 2015 12:42 pm

“Seja como for, o meu pai apreciava Sinatra. Dona Elaine – a governanta deste eremitério de Modelo – também, mas sem o distinguir de Tony Bennett, que poucas vezes deve ter ouvido”

A minha sobrinha Maria Luísa veio dar comigo a ouvir um dos discos mais preservados da pequena discoteca do eremitério de Moledo: o som de Coleman Hawkins e de ‘Body and Soul’ o original de 1934. ‘Body and Soul’ foi tocada e cantada por muita gente – de Frank Sinatra a Lester Young e Tony Bennett, para não alongar a minha ignorância no tema. 

Frank Sinatra era, aparentemente, mais velho do que eu: completaria 100 anos na semana passada e a rádio lembrou- -mo durante um dia inteiro, repetindo até à exaustão pequenas biografias e canções tão conhecidas quanto indistintas. Sempre me julguei, desde a adolescência, mais velho do que o cantor (confesso que, como actor, lhe faltava o ‘quid’: era um par de olhos e meia dose de sorriso americano). O velho Doutor Homem, meu pai, tinha alguns dos seus discos – mas ele era um eclético.

Ao contrário do que se vê hoje em dia, o velho Doutor Homem, meu pai, não alimentava duelos entre estrelas, e a única excepção era Anna Moffo, que considerava "a soprano das sopranos", superior à Callas. O atrevimento não lhe custou nem o bom-nome na família (que ignorava os seus gostos musicais) nem a antipatia dos melómanos (com quem não se dava) – e, quanto ao combate entre as duas heroínas, ele já ocorrera há bastante tempo, durante uma récita de ‘La Bohème’ em Milão, que Dona Ester, minha mãe, lembraria até ao fim da vida, e de que o velho Doutor Homem, meu pai, diria que "podia ter sido melhor" se Mimi (interpretado pela grega) tivesse acompanhado o brilho de Musetta em palco. No que tinha de conceder, concedia – e a prova era a abundância de gravações da ‘Norma’ de Bellini, a rainha da melancolia, e onde a Callas suplantava inclusive as deusas. 

Seja como for, o meu pai apreciava Sinatra. Dona Elaine – a governanta deste eremitério de Moledo – também, mas sem o distinguir de Tony Bennett, que poucas vezes deve ter ouvido. Na semana passada, como chovesse e não me calhasse nem ouvir Sinatra nem a rádio de música clássica (que é agora uma inútil algaraviada de adolescentes), dediquei-me ao confronto com a melancolia que antecede os dias de Natal. Primeiro, "Casta Diva" a ária da ‘Norma’; depois "Regnava nel Silenzio", de ‘Lucia di Lammermoor’. Bellini e Donizetti. Callas e Anna Moffo. Maria Luísa subiu as escadas e sentou-se na varanda, aspirando as derradeiras notas da tarde que desaparecia.

20.12.2015 01:40
ANTÓNIO SOUSA HOMEM
Correio da Manhã
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos