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Empresa de trabalho do Porto de Lisboa "sem liquidez para os salários de Dezembro"

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Empresa de trabalho do Porto de Lisboa "sem liquidez para os salários de Dezembro" Empty Empresa de trabalho do Porto de Lisboa "sem liquidez para os salários de Dezembro"

Mensagem por Admin Seg Dez 21, 2015 11:53 am

Empresa de trabalho do Porto de Lisboa "sem liquidez para os salários de Dezembro" Img_890x500$2015_09_30_20_19_39_264667

Num esclarecimento publicado na imprensa esta segunda-feira, 21 de Dezembro, as associações de operadores dizem que “é razoável antever que os sindicalistas se constituem responsáveis pela inevitável perda de empregos”.

A Associação dos Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) e a Associação Marítima e Portuária (AOP) voltaram à carga contra o sindicato dos estivadores, num esclarecimento público, em que acusam a estrutura de "chantagem sofisticada sobre as empresas" que está a estrangular a própria empresa de trabalho portuário da estrutura.

Para as sociedades, a estratégia do sindicato dos estivadores, liderado por António Mariano, passa por apresentar "pré-avisos de greve que legitimam a recusa do trabalho apenas quando e se os empregadores tomam decisões legais mas de que eles não gostam".

Numa longa carta, com 20 pontos, a AOPL e a AOP recordam que a nova lei do trabalho portuário foi aprovada e que a direcção sindical passou a conviver "pacificamente" com a nova lei, até às mudanças no sindicato, que passou a ser liderado por António Mariano.

As empresas apontam o impacto "desastroso" da estratégia, referindo que "navios parados ao largo e fundeados em Cascais, atrasos inaceitáveis nas operações portuárias, linhas regulares desactivadas e transferidas para outros portos, o abastecimento das regiões autónomas posto em causa nesta quadra natalícia, clientes sem confiança no serviço prestado" são algumas das consequências.

"Por este andar, é razoável antever que os sindicalistas se constituem responsáveis pela inevitável perda de empregos que resultará do definhamento das empresas e consequente diminuição de proveitos, estando a Empresa de Trabalho Portuário A-EPTL sem liquidez para os salários de Dezembro", adiantaram as associações.

Recorde-se que e Maersk e a Hapag-Lloyd anunciaram recentemente a suspensão de escalas em Lisboa, transferindo-as para Sines e Leixões. As duas empresas representavam 40% do tráfego do porto da capital que está em vias de cair para o quarto lugar a nível nacional.

A AOPL e a AOP concluem o esclarecimento assegurando que "há um potencial de desenvolvimento e modernização implícito na lei do trabalho portuário em vigor, que outros portos estão a aproveitar, gerando riqueza e distribuindo rendimento, e que, no porto da capital só não se realiza por haver no sindicato de estivadores o firme propósito de o impedir".  

21 Dezembro 2015, 09:32 por Alexandra Noronha | anoronha@negocios.pt
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