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AOP e AOPL comunicam falta de liquidez para pagar salários e culpam paralisação dos estivadores
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AOP e AOPL comunicam falta de liquidez para pagar salários e culpam paralisação dos estivadores
[img:9271]http://www.cargoedicoes.pt/site/Portals/6/Imagens/cargonews/portos/Lisboa/lisboa[1].jpg[/img:9271]
Através de um comunicado divulgado hoje, a Associação dos Operadores Portuários de Lisboa (AOPL) e a Associação Marítima e Portuária (AOP) avisaram que a Empresa de Trabalho Portuário A-ETPL, que opera no Porto de Lisboa, se encontra numa situação grave de falta de liquidez que não permitirá o pagamento o pagamento do salário do mês de Dezembro aos estivadores, devido à instabilidade portuária causada pela paralisação decretada pelo Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal.
A AOPL e a AOP conectam, directamente, o actual estado da Empresa de Trabalho Portuário A-ETPL com a paralisação decretada, em Novembro, pelo Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal, que terá novos capítulos, entre os dias 31 de Dezembro e Janeiro de 2016. "O impacto desta destemperada e incompreensível acção sindical no tecido económico da Grande Lisboa e, em particular, no desempenho das empresas concessionárias do porto da capital é verdadeiramente desastroso", explicam.
De recordar que a cisão que se arrasta entre os estivadores afectos ao Sindicato do Centro e Sul de Portugal e as empresas/operadores portuários tem estado no centro de um antagonismo que tem merecido críticas e análises por parte de vários agentes do sector, tendo, após a instabilidade que se vive no Porto de Lisboa, existido duas saídas do porto da capital - primeiro a germânica Hapag-Lloyd e depois o maior armardor do mundo, a dinamarquesa Maersk Line.
Como consequência da paralisação dos estivadores, a AOP e a AOPL retratam o cenário de crise no Porto de Lisboa: "navios parados ao largo e fundeados em Cascais, atrasos inaceitáveis nas operações portuárias, linhas regulares desactivadas e transferidas para outros portos, o abastecimento das Regiões Autónomas posto em causa nesta quadra natalícia, clientes sem confiança no serviço prestado, enfim, um porto em crise e sem cumprir o seu potencial de crescimento".
"Os operadores do porto de Lisboa continuam a assegurar que há um potencial de desenvolvimento e modernização implícito na Lei do Trabalho Portuário em vigor, que outros portos estão a aproveitar, gerando riqueza e distribuindo rendimento, e que no porto da capital só não se realiza por haver no sindicato de estivadores o firme propósito de o impedir", reafirmam as duas associações, focando as culpas na atitude da força sindical.
22/12/2015
CARGO Edições,Lda © 2015
A nota é o realidade risco acabar as operações da mercadorias contentorizadas nos terminais de contentores em Lisboa para a mudança a Sines e será o porto servia com as a região metropolitana de Lisboa e a capital do país não é então longe de uma viagem são as 1:45 horas.
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