Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 386 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 386 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
A versão desportiva da “noite do mercado”
Página 1 de 1
A versão desportiva da “noite do mercado”
Recuando algumas décadas, e durante muitos anos, na semana que antecedia o Natal os vendedores de frutas e legumes eram muitos, o nosso Mercado dos Lavradores não tinha espaço para todos e como tal nas ruas circundantes do edifício do mercado, era permitida a venda ambulante nos passeios e espaços disponíveis, pelo meio algumas barracas faziam negócio com artigos alusivos à quadra Natalícia com os brinquedos a predominar. No dia 23 era vedado o trânsito automóvel na zona, o mercado estava aberto toda a noite e todos faziam o seu negócio, todos faziam as suas compras. Bebidas, só à venda nos estabelecimentos fixos existentes e o cacau era o mais requisitado. Recordo que vivíamos épocas difíceis onde algumas famílias só comiam carne, peixe, queijo ou outros bens alimentares de primeira necessidade apenas nesta altura do ano, na “Festa”.
Mais recentemente, com a entrada das grandes superfícies na nossa região e com a melhoria substancial das condições de vida, o hábito e a necessidade de ir ao mercado foi-se esfumando, obrigando este, para estar aberto, a ter que se descaracterizar a tentar adaptar-se aos novos tempos e assim a noite do mercado hoje em dia, tornou-se uma festa popular onde a predominância nas bebidas é sobretudo as alcoólicas, as compras de frutas e legumes são poucas, mas, com um ponto que considero positivo que é o reencontro de famílias e amigos que só se vêm e convivem, durante o ano, naquela noite.
Atualmente, são várias as ruas nesta noite que são fechadas ao trânsito, são milhares as pessoas que vêm comer a sandes de carne vinho e alhos, acompanhada pela cerveja e, muita aguardente vai ser usada na bebida da moda, a poncha.
Passando agora para uma das minhas paixões, recordo que é já na próxima segunda-feira dia 28 que vai para a estrada a 57ª edição da Volta à Cidade do Funchal, a tradicional São Silvestre, as inscrições continuam abertas e tudo se conjuga para que tenhamos um novo recorde tanto de inscritos como atletas a concluir o seu percurso, este é um objetivo da organização que julgamos que será cumprido, pelos últimos indicadores está prevista a participação de cerca de 3.000 atletas, nesta que já é indiscutivelmente a maior manifestação desportiva com madeirenses a participar e que devido às várias provas do programa dá para competirem várias gerações.
Esta prova tem também o condão de ter participantes de, todas as tendências políticas, das mais variadas profissões, todos extratos socias, praticantes de muitas outras modalidades desportivas e acima de tudo uma oportunidade de reencontro de familiares e amigos que só se encontram, durante o ano, neste evento.
Enfim venham todos, uns correr outros aplaudir, à “ versão desportiva da noite do mercado” onde os atletas no final da sua prova, antes de receberem a medalha de participação e outros possíveis brindes, recebem uma garrafa de água.
Resta-me desejar a todos um Santo e Feliz Natal e um 2016 recheado de coisas boas, com muito exercício físico e prática desportiva.
Egídio Olim, Vice-presidente da AARAM
Diário de Notícias da Madeira
Segunda, 21 de Dezembro de 2015
Tópicos semelhantes
» Ministro em versão Luís XIV
» O 'cão na noite' da Europa
» Versão do terminal do Barreiro deixa Setúbal em alerta
» O 'cão na noite' da Europa
» Versão do terminal do Barreiro deixa Setúbal em alerta
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin