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Turismo Funchal
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Turismo Funchal
Queremos privilegiar: o turismo acessível, ativo, de bem estar, cultural e urbano
Que mais valorizam os turistas que nos visitam? Numa conversa que recentemente tive com um dos mais conceituados hoteleiros da Região foi esta a pergunta que salpicou. E é na resposta, dada nos inquéritos feita aos hóspedes daquele grupo hoteleiro, que devemos abordar um tema como a estratégia do Município do Funchal para o turismo. Os nossos turistas valorizam três aspetos na sua estadia: a qualidade hoteleira, a natureza e a cidade.
O Funchal, enquanto capital é, pois, absolutamente decisivo para o produto turístico de toda a Região. É o catalisador de todo o turismo da Madeira. Considero, por essa razão, que o município a que presido, pode e deve contribuir para acrescentar valor ao setor turístico. Na verdade, não estamos mais, do que a exercer as nossas competências.
A estratégica de âmbito municipal que desenhamos, alinha com a estratégica nacional e regional para o setor do turismo, tendo sido suportada no Plano Estratégico Nacional do Turismo, no Plano de Ordenamento Turístico da RAM, e ainda no Documento Estratégico para o Turismo na RAM, de iniciativa da ACIF.
Pretende-se, acima de tudo, promover e qualificar a oferta do produto turístico no Funchal, contribuindo para a dinamização da economia local, através de um plano de ação com medidas concretas. A verdade é que o Município nunca teve uma estratégia para o turismo, ao contrário de outras cidades portuguesas, que nesta matéria são referência, como Lisboa, Porto ou Cascais.
A ação do Município na área do turismo pautava-se por um conjunto de atividades e de iniciativas que careciam de um enquadramento estratégico. Tal só é possível com uma estratégia baseada no estabelecimento de prioridades, coordenada com os agentes locais e alinhada com a estratégia de âmbito regional e nacional. Podemos afirmar que com esta estratégia sabemos o que temos, o que queremos, para onde vamos e como vamos.
Onde é que é que o turismo Funchal pode fazer a diferença? É ao nível local que se vivenciam as experiências. Sabemos que é ao nível municipal que o turista percebe se é ou não bem recebido, pelo que a responsabilidade da nossa autarquia nesta matéria é grande. A missão do município na área do turismo passa por cuidar da cidade, qualificar e potenciar o produto turístico e com ele, proporcionar o máximo de experiências no mais curto espaço de tempo. É isto que queremos: “Funchal, experiência única”.
Um dos objetivos estratégicos passa precisamente por proporcionar o máximo de experiências, criando condições para que as mesmas aconteçam em quantidade e qualidade, diferenciando o destino. Este objetivo é complementado com o de comunicar adequadamente o produto turístico, com particular ênfase na informação de qualidade veiculada por diversos meios, bem como e não menos importante, no de garantir a qualidade do produto turístico através de um correto ordenamento do território e de uma adequação do produto às novas tendências.
Só assim será possível elevar o grau de satisfação do turista, aumentar o numero de turistas e o tempo de permanência na cidade, além de fazer com que os turistas gastem mais na sua fruição pela cidade.
Sendo que uma estratégia pressupõe opções, temos segmentos turísticos que queremos privilegiar: o turismo acessível, o turismo ativo, o turismo de bem estar, o turismo cultural e urbano.
Muitas estratégias padecem de um mal, por não terem associados programas de ação que concretizem os objetivos. A operacionalização da estratégia municipal para o turismo passa pela execução de um conjunto de medidas através das quais se pretende valorizar e promover o produto turístico, e com ele conseguir proporcionar experiências únicas. Temos previsto até 2017 um conjunto de projetos e ações que têm como objetivo último potenciar ao máximo a experiência do turista, tornando-o o melhor e mais genuíno promotor do destino no seu país de origem.
E são muitas as ações previstas, entre roteiros turísticos temáticos, uma rede municipal de informação turística, percursos turísticos acessíveis, o Funchal Card, nova sinalética urbana, um portal do turismo, criação de aplicações informáticas e Apps, eventos culturais diversificados e de qualidade. Tudo para fortalecer um produto turístico diferenciado, que tem no nosso povo, na sua hospitalidade e modo de acolher, o ativo mais valioso do nosso destino. É por aqui que vamos.
Paulo Cafôfo, Presidente da CM do Funchal
Diário de Notícias da Madeira
Segunda, 25 de Janeiro de 2016
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