Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2016  tvi24  cmtv  2010  2018  2015  2023  cais  2019  2012  2014  2013  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O sonho dos EU da Europa EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O sonho dos EU da Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

O sonho dos EU da Europa Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
419 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 419 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O sonho dos EU da Europa

Ir para baixo

O sonho dos EU da Europa Empty O sonho dos EU da Europa

Mensagem por Admin Ter Abr 05, 2016 10:38 am

Europa, filha do rei fenício Agenor, era dotada de uma grande beleza. Zeus sentiu-se seduzido e, sob as formas de um touro, raptou-a e levou-a para a ilha de Creta onde iria florescer a mais esplendorosa civilização mediterrânica. Assim nos fala a mitologia da origem da civilização europeia.

Desde então, a Europa permanece cativa nas várias ilhas de si mesma, na letargia de sucessivos projetos que têm acalentado o ideário de recriar a unidade europeia, esboçada pelo Império Romano.

Ao abrigo do cristianismo dominante, várias foram as tentativas dos projetistas de uma Europa Unida. Alguns, como Napoleão e Hitler, tentaram-na através das armas. Outros sonharam-na de modo diverso. O jurista Pierre Dubois, conselheiro de Filipe o Belo, concebeu em 1304 o primeiro modelo que falava de Estados Unidos da Europa. No tratado movido pelo proselitismo da cruzada - "De recuperatione Terrae Sanctae" - o autor preconizava um concílio de reinos europeus, deputação de príncipes e prelados, sem Papa nem Imperador.

Em meados do século XVII, caberia a Henrique IV, de França, aconselhado por Maximilien de Béthune, duque de Sully, assumir o "grande desígnio": transformar a Europa numa "Cristianíssima República". O soberano, assassinado em 1610, não lograria prosseguir o ambicioso desenho de uma confederação de estados europeus, dividida em 15 estados igualitários sob a égide do catolicismo, calvinismo e luteranismo. Tal unidade política seria liderada por uma espécie de Conselho Geral da Europa, composto por 60 pessoas, quatro por cada uma das 15 unidades. Idealizava um precoce exército europeu e um fundo comum, no plano fiscal.

Já nas "Luzes", as reflexões sobre a ideia de Europa ecoam na doutrina da "paz perpétua", de Kant, em Hegel, juntos com Rousseau, Sant-Simon, entre outros que sonhavam com uma Europa unida. Em 1869, Vítor Hugo, o visionário francês, profetizava: "No século XX haverá uma nação extraordinária; terá por capital Paris, mas não se chamará França - chamar-se-á Europa". Num dos seus múltiplos "ímpetos azulados" - expressão de Sampaio Bruno - o grande vate sintetizou a sua quimera europeia: "Um dia, as sete nações que resumem toda a humanidade fundir-se-ão, como as sete cores do prisma, numa radiosa curvatura celeste: o prodígio da paz aparecerá, eterno e visível, sobre a civilização; e o Mundo contemplará, deslumbrado, o imenso arco-íris dos Povos-Unidos da Europa".

Entre os dois conflitos europeus animou-se o esforço de alguns estadistas. Aristide Briand é talvez o mais esquecido entre os "arquitetos da construção europeia", como Jean Monet, Robert Schuman ou Konrad Adenauer. Seis vezes primeiro-ministro da França, agraciado com o Nobel da Paz de 1926, Briand discursou a favor de uma União Europeia na Liga das Nações, em 5 de setembro de 1929. Morreu, em 1931, sem ver a concretização do seu plano de uma Federação Europeia, que uns idealizavam como União e outros como Paneuropa, esta última esboçada pelo austríaco Richard Coudenhove-Kalergi e debatida, desde 1926, nos congressos de Basileia.

À morte de Briand, o tentâmen europeu continha em si, todavia, o germe desagregador das diferenças "inter pares": a de uma "Europa a duas velocidades". Curiosamente, Portugal integraria, com Espanha, um bloco de médios e pequenos estados, divididos geograficamente em dois grupos. A estes contrapunha-se o pacto quadripartido da Inglaterra, França, Itália e Alemanha.

Em dezembro de 1946, sobre as cinzas ainda quentes de um continente devastado, Paris acolhia a ideia de uma União Europeia dos Federalistas: Sob o lema "Europa una num Mundo único", a moção política, então aprovada, apontava a solução utópica: a união dos povos em torno de um poder federal eficaz, culminando a ideia de uns Estados Gerais da Europa...

Sete décadas se esgotaram, entretanto. Um sonho inacabado, porventura interminável pelas fatais limitações egoísmos humanos do presente. Mas, não é o sonho que comanda a vida?

HISTORIADOR

JOAQUIM FERNANDES
05 Abril 2016 às 00:01
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo