Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2017  2019  cais  2014  2023  2018  2016  cmtv  2011  2012  2010  tvi24  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores

Ir para baixo

Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores Empty Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores

Mensagem por Admin Sex Abr 15, 2016 10:23 am

Porto de Sines reforça posição no ‘top 20’ europeu de contentores Card_porto_sines_pac
Paulo Alexandre Coelho


O porto de Sines reforçou a sua posição no ‘top 20’ dos maiores portos europeus no segmento de contentores em 2015.

Com um crescimento de 8% no ano passado neste segmento de mercadorias, o porto alentejano subiu da 20ª para a 17ª posição do ‘ranking’ elaborado pela publicação espanhola especializada “Transporte XXI”, a que o Económico teve acesso.

Segundo esta listagem, o porto de Sines passou da movimentação de 1,228 milhões de TEU (unidade-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento) em 2014 para 1,330 milhões de TEU no ano passado.

Com este desempenho, o porto liderado por João Franco consolidou a sua posição no ‘top 20’ europeu de contentores, protagonizando a terceira maior subida no conjunto dos 30 maiores portos europeus neste segmento em 2015.

Em termos de subida percentual, o porto de Sines foi apenas superado pelos congéneres de Koper (Eslovénia), com um crescimento de 17%, de 674 mil para 791 mil TEU; e de Livorno (Itália), com uma subida de 35%, de 577 mil para 781 mil TEU.

Quer o porto de Koper (24º), quer o de Livorno (25º) se encontram atrás do porto português, pelo que nesta tabela referente à movimentação de contentores nos portos europeus no ano passado, nenhum porto colocado à frente de Sines registou melhor subida.

Com isto, o porto de Sines aproximou-se dos seus principais rivais espanhóis, em particular de Barcelona, que cresceu apenas 3%, de 1,893 milhões para 1,953 milhões de TEU, posicionando-se em 14º lugar.

Também os dois principais portos espanhóis neste segmento de contentores, apesar de continuarem bem à frente do porto de Sines, protagonizaram comportamentos menos positivos: o porto de Algeciras (6º lugar), caiu1%, de 4,556 milhões para 4,511 milhões de TEU, enquanto o porto de Valência (5º posto), cresceu apenas 4%, de 4,442 milhões para 4,615 milhões de TEU.

Com este desempenho no ano passado no segmento de contentores, o porto de Sines manteve-se à frente de outros portos europeus de referência, como o de La Spezia, em Itália (18º); Marselha, em França (19º), Gdansk, na Polónia (20º), Liverpool, em Inglaterra (25º); ou Bilbau e Las Palmas, em Espanha (respectivamente 22º e 28), entre outros.

Com comportamento inverso, esteve o porto de Leixões. Apesar de se manter no ‘top 30’ deste ‘ranking’, registou uma queda de 6%, de 667 mil para 624 mil TEU.

Em resultado, o porto de Leixões baixou de 25º para 29º lugar neste ‘ranking’.

O ‘top’ europeu nos portos de contentores foi afectado por um decréscimo da movimentação de contentores nos portos do Norte da Europa, com excepção para o porto de Antuérpia (Bélgica).

A queda do tráfego com a Rússia, devido ao embargo da União Europeia, assim como com a China e a Polónia, explicam essa quebra.

Do lado positivo para os portos europeus no segmento de contentores no ano passado estiveram mercados como a Malásia, Índia, Emirados Árabes Unidos ou México.

No continente europeu, para contrabalançar a quebra da generalidade dos portos do Norte do continente, a Península Ibérica, com os portos espanhóis e Sines estiveram a crescer, assim como os do Reino Unido.

No topo desta taela manteve-se o porto de Roterdão, na Holanda, com 12,235 milhões de TEU, apesar de uma descida de 1% face a 2014.

O porto de Antuérpia ultrapassou o de Hamburgo, ocupando agora a segunda posição, após uma subida de 7%, para 9,6 milhões de TEU.

O  referido porto de Hamburgo foi relegado para o terceiro lugar, após um recuo 9%, para 8,824 milhões de TEU.  

As previsões para o primeiro semestre deste ano de um consórcio entre a consultora internacional Hackett Associates e o Institute of Shipping, Economics and Logistics (ISL) apontam para nova quebra na movimentação de contentores no continente europeu, motivada essencialmente pela continuação do recuo dos portos do Norte da Europa.

Em sentido contrário, nos primeiros dois meses deste ano, o porto de Sines registou uma subida de 4% face ao período homólogo de 2015, atingindo um valor recorde de quase 200 mil TEU movimentados. 

06:20 h
Nuno Miguel Silva
nuno.silva@economico.pt
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos