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Governo estudará “as melhores opções” para a linha Sines-Caia
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Governo estudará “as melhores opções” para a linha Sines-Caia
Traçado da linha ferroviária de transporte de mercadorias que vai ligar Sines e Caia tem gerado contestação em Évora.
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai estudar "as melhores opções" para a linha ferroviária de mercadorias Sines-Caia, dada a contestação popular.
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai estudar “as melhores opções” para a linha ferroviária de mercadorias Sines-Caia “antes de a solução final de traçado ser adotada”, revelou hoje o secretário de Estado das Infraestruturas.
“A Infraestruturas de Portugal estudará as melhores opções antes de a solução final de traçado ser adotada”, afirmou o secretário de Estado Guilherme d’ Oliveira Martins, numa declaração enviada à agência Lusa.
O traçado da linha ferroviária de transporte de mercadorias que vai ligar Sines e o Caia, entre as cidades de Elvas e Badajoz (Espanha), apresentado pela IP, tem gerado contestação na cidade de Évora.
O traçado proposto, no troço que passa por Évora, tem sido alvo de críticas por parte da câmara municipal, assim como de partidos políticos e da população. O município contestou o traçado, por passar na zona urbana, e alertou que, caso avance, vai provocar “significativos prejuízos” para Évora e para a “qualidade de vida dos habitantes”.
O PSD já alertou que o traçado “vai implicar o isolamento das populações” na cidade de Évora e “agravar significativamente os riscos, devido à passagem de 60 comboios por dia, muitos com 750 metros de comprimento e carregados de matérias perigosas provenientes da refinaria de Sines”.
Quanto ao PCP, alertou que o traçado proposto, entre outros impactos, “faz passar o comboio a 10 metros das janelas dos moradores, corta as vias de comunicação” e “isola bairros” em Évora. Na Internet, está também a decorrer uma petição pública, promovida pelo denominado “Movimento de Cidadãos Évora Unida“, em que se apela à intervenção do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para que, “em tempo útil”, seja equacionada “uma solução alternativa” para a linha ferroviária “que seja viável no plano social e ambiental”.
Na declaração enviada hoje à Lusa, o secretário de Estado das Infraestruturas reconheceu que, “quando se colocam em marcha” estes projetos, “não obstante as soluções técnicas terem sido definidas e serem conhecidas há mais de oito anos e serem compatíveis” com o Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora, “é natural que se levantem questões ou reservas por parte das populações”.
“No Governo, estamos apostados em avançar com as obras”, mas “antes” é preciso “procurar e esclarecer as melhores soluções que permitam minimizar os seus impactos, dentro do calendário global de investimentos até 2020 e no quadro dos requisitos técnicos e de financiamento” do projeto, acrescentou.
O governante explicou que a requalificação da Linha de Évora, no troço Évora/Évora norte, insere-se no projeto do “corredor ferroviário de mercadorias que estabelece a ligação entre os portos de Lisboa, Setúbal e Sines a Madrid e ao centro e sul de Espanha”. “O projeto tem um caráter estratégico e estruturante para a consolidação da rede ferroviária à escala nacional, ibérica e europeia.
Foi, por isso, incluído no plano de investimentos ferroviários anunciado pelo Governo em fevereiro e conta com forte apoio de financiamento comunitário”, referiu. O investimento, continuou, assume ainda “uma importância especial para a região, não só pelas dinâmicas económicas que estimulará na fase de construção, como, sobretudo, pelas oportunidades para a atividade económica” do Alentejo e do país.
Dinheiro Vivo/Lusa
15.04.2016 / 15:24
Dinheiro Vivo
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