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Xoan Mao: Em Espanha "o que ainda não está feito em bitola europeia vai ficar"
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Xoan Mao: Em Espanha "o que ainda não está feito em bitola europeia vai ficar"
O Secretário Geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, foi um dos ilustres oradores do XII Congresso da ADFERSIT, que juntou na passada semana profissionais e entusiastas do sector dos Transportes, debatendo inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e outros temas muito actuais.
A intervenção de Xoan Mao, porém, destacou-se pelo seu carácter incisivo, num alerta geral para uma realidade ferroviária que se aproxima e que, na sua opinião, deixa antever um futuro preocupante para Portugal. Isto porque, defende, os Governos recentes não têm olhado para a questão da bitola de forma séria, deixando mesmo duras críticas aos governantes nacionais que nos últimos anos tiveram a tutela da Economia ou dos Transportes.
"Não é verdade que Espanha não tenha bitola europeia. Toda a rede de alta velocidade espanhola está em bitola europeia, salvo raras excepções por questões operacionais e comerciais de curto e médio prazo. Mas o que ainda não está feito em bitola europeia, vai ficar", alertou o responsável do Eixo Atlântico, vincando que esta é uma realidade que se tem de começar a encarar em Portugal.
E, acrescenta, a resolução do problema em Portugal até pode não passar (num primeiro momento, pelo menos) pela mudança de bitola - a solução pode ser adquirir material circulante de bitola variável, como está Espanha a fazer em vários trajectos.
"Não é uma questão Norte-Sul, é Atlântico-Mediterrâneo"
Xoan Mao esteve no evento como responsável pelo Eixo Atlântico e defendeu-o com unhas e dentes. Afinal de contas, e ao contrário do paradigma que muitos defendem, "não é uma questão Norte-Sul, é Atlântico-Mediterrâneo". Ou seja, as comparações devem ser feitas sob esse prisma.
E Xoan Mao deu exemplos claros do lado de lá da fronteira. A começar pelas linhas de alta velocidade, que convergem "todas para o Eixo do Mediterrâneo". Depois deu o exemplo dos Portos: "Em Espanha, os Portos do Mediterrâneo movimentaram, em 2015, 501,8 milhões de toneladas, enquanto que os Portos do Norte manusearam 126,8 milhões". Uma realidade bastante esclarecedora. Portugal, por sua vez, movimentou 88,9 milhões. Assim, em Espanha, ao contrário de Portugal, é o Sul, o Mediterrâneo, que concentra mais população, mais indústria, maior desenvolvimento. Não é, por isso, uma questão de Norte-Rico-Desenvolvido vs Sul-Pobre-Subdesenvolvido que se 'vende' em Portugal. Vai bem além disso.
08/05/2016
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