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Sines ganha mais de metade do movimento portuário

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Mensagem por Admin Seg Jun 06, 2016 12:10 pm

Sines ganha mais de metade do movimento portuário PR18_PortodeSines-TGL-940x380

O mercado portuário está a crescer em Portugal. O 1º quadrimestre regista um movimento de 29,4 milhões de toneladas nos portos nacionais e o melhor valor de sempre.

Um dado também relevante depois de mais de um mês de greve no porto de Lisboa: Sines volta a crescer de janeiro a abril, representando já 53% da atividade portuária do continente, diz a Autoridade da Mobilidade e Transportes.

O conjunto dos portos do continente movimentou cerca de 29,4 milhões de toneladas, nas diversas formas de acondicionamento e tipo de tráfego, mantendo o melhor registo de sempre nos períodos homólogos. Um acréscimo de 2,3% quando comparado ao mesmo período de 2015. Este resultado do mercado portuário reflete essencialmente o comportamento do porto de Sines nos tráfegos de carga contentorizada, carvão e petróleo bruto que, apresentando um peso de 40,8% do total de carga movimentada no conjunto dos portos, registaram um acréscimo global de 23,5% face ao período homólogo de 2015, refere a mesma fonte em nota.

O porto de Sines cresceu 12,4%. Para este crescimento de 2,3% interessa também assinalar o desempenho do porto de Viana do Castelo e de Setúbal que, representando 0,5% e 8,6 do total, registaram variações positivas de 5,7% e 2,5%, respetivamente, fixando em 10,9% o acréscimo do movimento registado nos três portos. A contrariar a tendência de crescimento surgem os portos de Leixões, Lisboa, Aveiro, Figueira da Foz e Faro que assinalaram quebras de -4,2%, -15,4%, -12,7%, -9,9% e -16,7%, respetivamente. Uma conjugação de variações que reflete uma quebra de menos 9,2% no volume total de carga movimentada naqueles portos.

O porto de Sines reforça a posição cimeira passando de 52,2% para 53%, seguido do porto de Leixões (19,8%), Lisboa (10,9%) e Setúbal (8,6%).

No que respeita ao mercado de contentores, no primeiro quadrimestre de 2016 verificou-se um volume de 830,7 mil TEU, correspondente a um acréscimo de 1,9%, face ao período homólogo de 2015, sendo que em Número registou igualmente um aumento de 0,1%. Estas taxas de variação refletem a crescente substituição de contentores de 20’ por contentores de 40’, que, no período em análise, correspondeu a uma quebra de cerca menos 6,5% nos contentores de 20’ e a um acréscimo de mais 5,2% nos de 40’.

O comportamento deste mercado é determinado pelo crescimento de tráfego verificado nos portos de Setúbal, Leixões, Sines e Figueira da Foz, cuja variação percentual, relativa ao volume de TEU, face ao 1º quadrimestre de 2015, aumentou 38,3%, 7,4%, 6,7% e 4,3%, respetivamente, contrariado pela quebra de menos 25,3% registada no porto de Lisboa.

Em termos de tráfego global de contentores, o porto de Sines mantem a posição de líder neste segmento de mercado com 52,4% do total de TEU, seguindo-se Leixões com 26,1%, Lisboa com 14,6%, descendo 1,6 pontos percentuais, e Setúbal com 6,1%, mais 0,2 pontos percentuais.

Nos portos comerciais, houve um total de 3480 escalas de navios de diversas tipologias (-0,3% do que no período homólogo), a que correspondeu um volume global de arqueação bruta (GT) de 60,5 milhões, mais 5,9% face ao 1º quadrimestre de 2015. Este volume de GT constitui a melhor marca de sempre, comparativamente aos períodos homólogos, e é determinada pelo comportamento de Sines, Viana do Castelo e Setúbal.

A nível das classes de carga destaca-se a Carga Geral que registou volume de 41,4% do total do movimento portuário e um evolução de mais 4,6%, face a 2015, por efeito do comportamento do mercado de carga Contentorizada, cujo volume ascende a 9,8 milhões de toneladas, e obtendo uma variação de mais 10,8% face ao período homólogo. A classe de Granéis Líquidos registou um aumento de mais 0,2%.

A carga embarcada, com origem no hinterland dos portos comerciais, na qual as “exportações” assumem um peso importante, registou no 1º quadrimestre de 2016, um volume de cerca de 12,2 milhões de toneladas, representando uma diminuição de cerca de -1,4% face ao período homólogo de 2015. A maioria dos portos registou quebras no volume de carga embarcada, como é o caso de Aveiro (-39%), Lisboa (-20,3%), Setúbal (-9,9%) e Leixões (-8,3%). 

Apenas Sines e Viana do Castelo registaram variações positivas com +16,7% e +12,7%, respetivamente.

Quanto ao volume de carga desembarcada com destino ao hinterland dos portos, na qual as “importações” representam em regra mais de 90%, registou um aumento de cerca +5,1%, face ao valor registado no mesmo período de 2015, destacando-se a carga Contentorizada que regista um acréscimo global de 15%.

Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que registam um número de embarques (carga embarcada) superior aos dos desembarques (carga desembarcada), com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 72,2%, 65,4%, 56,4% e 100%.
 
Publicado em: 06/06/2016 - 12:08:55
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Sines ganha mais de metade do movimento portuário Empty Portos nacionais registam movimento recorde até final de abril com Sines a liderar

Mensagem por Admin Seg Jun 06, 2016 12:11 pm

Os primeiros quatro meses de 2016 registaram um aumento de 2,3% no movimento dos portos nacionais, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, com Sines a representar mais de metade da atividade portuária do continente, indicam números da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

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