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Linha de Sena com capacidade para 20 M toneladas/ano
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Linha de Sena com capacidade para 20 M toneladas/ano
Linha de Sena
A modernização da Linha de Sena, que aumenta a capacidade de transporte de seis milhões para 20 milhões de toneladas/ano, está feita e bem feita, garante o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique.
Lançada em Junho de 2013, a empreitada foi executada pelo consórcio português Mota-Engil & Edivisa (do Grupo Visabeira), consistindo os trabalhos no prolongamento das linhas de cruzamento em todas as 31 estações e apeadeiros, de 750 para 1500 metros, a fim de permitir a circulação de comboios-tipo com 100 vagões puxados por seis locomotivas cada.
Actualmente, circulam na linha composições com um máximo de 42 vagões rebocados por duas locomotivas, sobretudo, no transporte da carga de carvão.
As obras incluíram ainda a colocação de balastro, a recuperação das mais de 300 pontes, pontões e aquedutos, principalmente no Baixo Zambeze, com destaque especial para a reparação da famosa ponte Dona Ana, que liga as margens do Zambeze entre Sena, em Caia, e Mutarara, numa extensão total de aproximadamente cinco quilómetros.
Ao “Notícias”, de Maputo, uma fonte do Ministério moçambicano, garantiu que as obras foram executadas com boa qualidade e que o empreiteiro seguiu as exigências técnicas constantes do respectivo caderno de encargos.
Com 575 quilómetros de extensão, a Linha de Sena liga o porto da Beira e a região carbonífera de Moatize. Actualmente circulam nela 21 a 25 comboios diários carregados de carvão.
Construída em 1914 pela então companhia britânica Trans-Zambezi Railways (TZR), a Linha de Sena esteve 20 anos completamente parada durante a guerra civil, terminada em 1992.
11 Julho, 2016 at 10:40
por T&N
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