Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2016  2017  tvi24  2018  2019  2011  2010  cmtv  2014  2023  2013  2012  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O Algarve e o turismo: na senda da competitividade EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O Algarve e o turismo: na senda da competitividade Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
58 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 58 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O Algarve e o turismo: na senda da competitividade

Ir para baixo

O Algarve e o turismo: na senda da competitividade Empty O Algarve e o turismo: na senda da competitividade

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2016 11:04 am

Em plena época balnear, o Algarve está, mais uma vez, repleto de turistas. Sol, verão e praia são as palavras-chave com que se escreve o sucesso da atividade turística na região. É certo que o sentimento geral de insegurança que paira sobre outras regiões do globo tem contribuído para acentuar a eleição do Algarve, e de outras regiões do país, como destino de férias. Contudo, a história recente da região cruza-se inevitavelmente com o turismo. Os anos 1960 viram nascer um destino turístico focado numa oferta de sol e mar, fortemente sazonal mas, ainda assim, com crescentes efeitos económicos, sociais, culturais e ambientais na região. Mais de meio século depois, o turismo afirma-se como a atividade económica mais relevante da região.

A competitividade de um destino turístico decorre da sua capacidade para ir ao encontro dos desejos e das aspirações dos seus segmentos-alvo com a oferta de produtos e serviços melhores do que a concorrência. Trata-se de um indicador relativo na medida em que é necessário estar constantemente atento e atualizado face à evolução dos mercados e da própria concorrência. Neste sentido, a região algarvia tem desenhado, embora com algumas oscilações fruto de quebras da procura, um percurso competitivo no atrativo e crescente setor do turismo. Nas últimas décadas, as entidades regionais e nacionais, conscientes das potencialidades que o turismo ainda pode oferecer à região e empenhadas no combate aos efeitos da sazonalidade, têm procurado reforçar os produtos tradicionalmente mais competitivos da região - o sol e mar - e fortalecer outros com capacidade para oferecer vantagens competitivas fora da época alta. O golfe é atualmente um dos mais importantes e consolidados produtos turísticos no Algarve, revelando-se capaz de esbater a sazonalidade da procura na região enquanto o turismo residencial, turismo de saúde e bem-estar, turismo de natureza, touring, turismo de negócios, gastronomia e vinhos e turismo náutico são novos produtos eleitos como promotores de uma oferta mais versátil e com capacidade para ir ao encontro das aspirações do turista atual.

Nas suas viagens, o turista, ser global e cada vez mais informado, procura consumir produtos e serviços diferenciados, fonte de experiências únicas e transformadoras. Na senda de assegurar um lugar no pedestal da competitividade, os territórios procuram oferecer cenários onde emoções como a fantasia, a nostalgia, o prazer e o orgulho são elementos centrais da experiência turística. Neste cenário, é adequado equacionar uma oferta de produtos turísticos diferenciados e desenhados de acordo com as aspirações específicas de cada grupo de turistas, o que tem vindo paulatinamente a ocorrer na região. Temos, pois, razões para acreditar que esta estratégia de diversificação da oferta turística no Algarve resultará no reforço competitivo da atividade face aos principais concorrentes.

Docente na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

15 DE AGOSTO DE 2016
00:01
Manuela Guerreiro
Diário de Notícias
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos