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Terminal do Barreiro: Lídia Sequeira lembra que também se duvidou de Sines

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Mensagem por Admin Sex Out 21, 2016 6:01 pm

A Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, foi palco de nova Conferência inserida no ciclo de debates sobre o futuro do Porto de Lisboa, promovido pela própria Administração do Porto de Lisboa (APL). Desta feita, o debate centrou-se no tema ‘Um porto com duas margens – Plataforma Multimodal do Barreiro’.

Lídia Sequeira, presidente da APL, foi a anfitriã do certame e aproveitou a sua presença não só para dar algumas informações sobre os avanços do projeto no Barreiro como também para participar no momento de debate aberto ao público.

No debate, a líder do porto da capital começou por destacar o trabalho minucioso que tem vindo a ser feito em todos os passos com vista à viabilidade da construção de um novo terminal de contentores no Barreiro, lembrando que este é motivo de opiniões distintas «como todos os projetos novos». 

«É importante que seja muito bem estudado, muito bem explicado e que os seus impactos sejam muito bem avaliados», realçou a presidente da APL, destacando que são eventos como o de esta sexta-feira que permitem dar a conhecer melhor aquilo que se pretende aqui fazer.

Uma das principais discussões tem estado centrada no financiamento do projeto que Lídia Sequeira fez questão de reforçar que está pendente de investimento privado – como, de resto, o Governo tem deixado bem claro. «Este projeto vai ser privado e com recurso a capitais privados», recorda, acrescentando que o tipo de concurso que vai ser lançado «será exclusivamente com abertura a capitais privados». E esse será, na sua opinião, «o grande teste que vai ser feito ao projeto».

Ainda sobre o concurso que será lançado, Lídia Sequeira defendeu que este terá que «admitir alguma flexibilidade em relação à sua execução final».

Terminal do Barreiro: Lídia Sequeira lembra que também se duvidou de Sines Cicloapl2

«Lisboa exige um projeto de gateway»

A presidente da APL não deixou nenhum tema sem resposta e procurou esclarecer alguns pontos que considera pertinentes para um melhor conhecimento do que se pretende com este projeto. 

Um desses pontos diz respeito à vocação do terminal de contentores que se quer erguer no Barreiro. «Lisboa exige um projeto de gateway e não de transhipment», salienta, afirmando que «não estamos a falar dos grandes navios porta-contentores que vão a Sines» mas de navios que, ainda assim, são de «grande dimensão».

Também a duração da futura concessão do terminal foi assunto debatido. Sobre este ponto, Lidia Sequeira lembrou que «aquilo que tem sido transmitido pelo Governo é que o prazo para a concessão deve depender do investimento realizado e do retorno do investimento».

Exemplo de Sines: «Também se faziam contas matemáticas a mostrar que não haveria carga»

E, como é evidente, a captação de carga para o futuro terminal também é um assunto que gera dúvidas e opiniões diversas. Sobre esse tema, Lídia Sequeira recordou experiência passada enquanto presidente do porto de Sines: «Há 12 anos, quando fui nomeada para o porto de Sines também se faziam contas matemáticas a mostrar que não haveria carga (…) Também se dizia que era impossível o país ter procura de um milhão de TEU’s».

Ora, a realidade atual de Sines mostra números bem diferentes e, no ano passado, o porto alentejano «fez 2,5 milhões», recorda a presidente da APL, referindo assim que esse é um bom exemplo de que no transporte marítimo não se devem limitar os horizontes da procura – considera, por exemplo, que há que aumentar a «procura de novos destinos no hinterland».

«Quando em Lisboa se duvidava que de Sines se pudesse chegar a Lisboa, eis que se descobriu o comboio», acrescentou, sobre os horizontes que abrem a multimodalidade.

Terminal do Barreiro: Lídia Sequeira lembra que também se duvidou de Sines Portodelisboanova2

A importância das soluções multimodais

Lídia Sequeira foi ainda questionada sobre a real necessidade de um novo terminal no porto de Lisboa – até porque a realidade mostra taxas de ocupação bem longe da capacidade total nos terminais existentes na margem norte. E sobre esta ocupação, a presidente da APL antecipou que «Lisboa não estará sobrelotado em 2020» mas que «há possibilidade da capacidade atual ser atingida na década de 20, se medidas multimodais forem tomadas».

«Quando se diz que os nossos terminais não têm ocupação, há que reconhecer alguns aspetos operacionais que têm que ser mudados radicalmente», vincou Lídia Sequeira, destacando a importância da componente multimodal – onde deu o exemplo da solução multimodal apresentada ali mesmo, na semana passada, pelo Grupo ETE e pela Yilport para o Terminal da Liscont, com uso do meio fluvial (evento sobre o qual a CARGO também fez uma extensa cobertura AQUI).

«Essa solução pode ser uma solução multimodal fluvial à imagem do que o Barreiro pode fazer com o caminho-de-ferro», vincou.

Setúbal não pode ser esquecido

Com a fusão das administrações dos portos de Lisboa e Setúbal, Lídia Sequeira lidera hoje os dois portos e não se esqueceu de Setúbal nesta sua intervenção, até porque este porto, com o previsto aprofundamento do canal de navegação, dará outro tipo de resposta – resposta que não conseguiu dar, por exemplo, aquando da greve no porto de Lisboa.

21/10/2016
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