Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2015  2023  2018  2017  2016  cmtv  2010  2012  cais  2013  2014  tvi24  2011  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola

Ir para baixo

Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola Empty Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola

Mensagem por Admin Ter Nov 15, 2016 1:07 pm

Empreendimentos turísticos determinam aposta do concelho de Grândola 20161115844_Hotelaria2016


Os investimentos turísticos efetuados na península de Troia e os que estão anunciados para o litoral alentejano já começaram a mudar o concelho de Grândola, onde o turismo é cada vez mais a principal aposta de futuro.

O investimento da Torralta, na década de 1970, foi o prelúdio de uma mudança radical, que começou por transformar aquilo que eram as praias do povo, em Troia, num grande empreendimento turístico do grupo Sonae, já a funcionar em pleno, com dois hotéis de cinco estrelas, aparthotéis, zona desportiva, casino, centro equestre e marina, entre outras facilidades turísticas.

Mas os cerca de 45 quilómetros de praias de areias brancas e água cristalina no concelho de Grândola despertaram, também, o interesse de outras empresas e operadores turísticos, alguns já instalados na península de Troia, como a Soltróia e o Eco-Resort e Residências do Grupo Pestana, enquanto outros, como os projetos da Herdade da Comporta, da Costa Terra e da Herdade dos Pinheirinhos, aguardam por melhores dias para a sua concretização, devido à crise económica e financeira que teve início em 2008.

Só o empreendimento turístico da Herdade da Comporta, com um investimento global de 450 milhões euros, previa a instalação de 5.700 camas turísticas, 1.900 residências e um dos maiores campos de golfe do mundo.

O projeto da Herdade do Pinheirinho, um investimento de 167 milhões de euros numa área de 8.000 hectares, tinha prevista a construção de dois hotéis, três aldeamentos turísticos, quatro aparthotéis e 200 moradias, enquanto a Costa Terra, com um investimento anunciado de 510 milhões euros, previa várias infraestruturas turísticas, incluindo hotéis, um aldeamento turístico e um campo de golfe.

O presidente da Câmara de Grândola, Figueira Mendes, reconhece que a partir dos anos 80 do século passado começou a haver uma nova visão do território do concelho e acredita que o turismo constitui a principal aposta de futuro, mas lamenta o atraso na concretização de alguns projetos que poderiam ser dinamizadores do desenvolvimento económico do concelho e do litoral alentejano.

Toda a requalificação que foi feita em Troia nos últimos anos "é um marco importante, mas depois, ao longo de toda a nossa costa - 45 quilómetros de praias - desenvolveram-se, nos últimos 20 anos, outros empreendimentos interessantes que agora tiveram uma quebra com a crise que teve início em 2008", diz à Lusa Figueira Mendes.

"Apanhámos também a crise do BES (Banco Espírito Santo). A Herdade da Comporta tinha um conjunto de projetos, um hotel de luxo em construção, um campo de golfe praticamente terminado e loteamentos turísticos, alguns já aprovados e em desenvolvimento, mas que estão parados", lamenta.

Figueira Mendes refere, ainda, os projetos da Herdade dos Pinheirinhos, do Grupo Pelicano, que tinha construído um campo de golfe onde já se praticava a modalidade, e as infraestruturas de um grande empreendimento com três hotéis e vários loteamentos e aldeamentos turísticos, já aprovados, mas que, segundo o autarca de Grândola, "é um projeto que também está parado desde há algum tempo".

"Ainda mais a sul, temos o empreendimento da Costa Terra, que do ponto de vista económico e turístico também é muito interessante, com dois ou três hotéis, aldeamentos turísticos, equipamentos sociais e projeto para a construção de um campo de golfe. Com tudo isto, tornávamo-nos um destino de golfe, mas tudo isso parou, embora a empresa Costa Terra esteja a tentar adaptar o projeto à nova realidade", lembra o autarca de Grândola.

O presidente do município sublinha, no entanto, que além dos empreendimentos turísticos que criaram muitos postos de trabalho, diretos e indiretos, nos últimos anos, apareceram alguns equipamentos de turismo rural no interior, que começam a ganhar importância no concelho de Grândola.

"Ainda são poucos, mas estão a ter um êxito muito grande, estão ocupados o ano inteiro. É uma outra vertente do turismo que tem estado a ser muito procurada", afirma o presidente da Câmara de Grândola, dando como exemplo as infraestruturas turísticas do Monte das Faias, Sublime Comporta, Hotel das Sobreiras e Cernada da Serra, todas no concelho de Grândola.

Para alguns ambientalistas, como Francisco Ferreira, presidente da Zero, Associação Sistema Terrestre Sustentável, e antigo presidente da Quercus, a concretização de todos os grandes empreendimentos turísticos previstos para o litoral alentejano poderia significar uma "carga excessiva".

"Na altura em que se previa que todos estes investimentos iam avançar, faltava - e ainda falta - elaborar o Plano de Gestão da Rede Natura Comporta/Galé", diz à agência Lusa Francisco Ferreira, lembrando que também estava prometida a realização de uma avaliação ambiental estratégica.

O Plano de Gestão da Rede Natura Comporta/Galé, "de acordo com as informações que temos por parte do Governo, poderá avançar já este ano e a avaliação ambiental estratégica também poderá vir a avançar, o que significa que as regras que estavam fixadas, e a perspetiva de ocupação inicial, poderá ser alterada, ou seja, poderemos assistir a uma revisão em baixa da taxa de ocupação prevista inicialmente para o litoral alentejano", conclui.

Diário Digital com Lusa
08:42
Diário Digital
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos