Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 77 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 77 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Tráfego Ásia-West Africa afunda 19% no terceiro trimestre
Página 1 de 1
Tráfego Ásia-West Africa afunda 19% no terceiro trimestre
O tráfego de contentores entre a Ásia e a costa ocidental de África registou uma quebra de 19% no terceiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Drewry. No acumulado do ano, a quebra já vai em 11%.
A quebra de 19% registada no terceiro trimestre é a maior desde 2012, segundo a Drewry, e representa o sétimo trimestre consecutivo de baixa.
“A descida no fim de 2016 deverá ascender a 10% em relação ao ano passado”, refere a nota da consultora. O mesmo documento acrescenta que o volume mensal médio no Ásia-África Ocidental ao longo dos 12 meses anteriores a Setembro de 2016 baixou 11,6%, para 101 700 TEU, face ao registado um ano antes.
“A velocidade do declínio está a aumentar e aponta para uma descida de 12% a 14% nas trocas comerciais até ao fim de Dezembro”, aponta a Drewry.
O pior é que, segundo a consultora, as companhias não ajustaram a capacidade disponível na rota na medida certa. “A falta de resposta dos transportadores à queda dos volumes teve consequências negativas na utilização dos navios e nos preços médios dos fretes. A média de utilização dos navios no sentido sul desta rota caiu para 56% no terceiro trimestre, contra 63% no segundo trimestre”, indica a Drewry.
Estas descidas reflectem a degradação do clima económico naquela região de África. As duas maiores economias da África Ocidental, Nigéria e Angola, estão a braços com a baixa do valor do petróleo e deverão ver o PIB cair ou estagnar. Pelo contrário, Costa do Marfim e Senegal deverão registar em 2016 um crescimento de 5% do PIB, mas, como têm economias de menor dimensão, essa subida não é suficiente para “segurar” os volumes de contentores.
22 Novembro, 2016 at 10:09
por T&N
Tópicos semelhantes
» A afirmação do Senegal no mapa económico de África "Sines continua a atrasar para a economicamente dos outros países no Terceiro Mundo"
» Leixões afunda sem monobóia
» Tráfego mundial de contentores cresce… menos no Ásia-Europa
» Leixões afunda sem monobóia
» Tráfego mundial de contentores cresce… menos no Ásia-Europa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin