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Em Lisboa, Madrid e Paris: Indra lidera projeto de condução autónoma
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Em Lisboa, Madrid e Paris: Indra lidera projeto de condução autónoma
A Indra está a liderar um dos primeiros projetos que vai testar a condução autónoma nas estradas da Europa, mais concretamente nas áreas metropolitanas de Lisboa, Madrid e Paris, as três maiores cidades do denominado Corredor Atlântico, formado por vias consideradas prioritárias para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes europeia. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Pedro Nunes (IPN), a Dirección General de Tráfico (DGT), a Universidade Politécnica de Madrid (UPM), e a Inventeurs du Monde Numérique (INRIA) completam o consórcio do projecto de I+D+i AUTOCITS, que tem um orçamento de 2,6 milhões de euros e financiamento do programa europeu CEF (Conecting Europe Facility).
No dia 23 de novembro, realizou-se a primeira reunião do consórcio, na sede da Indra em Madrid, onde foi declarado oficialmente o arranque do projeto. O AUTOCITS tem como objetivo facilitar a circulação dos veículos autónomos em núcleos urbanos através do desenvolvimento de sistemas inteligentes de transporte baseados em Connected and automated driving (C-ITS), que permite a comunicação e o intercâmbio seguro de dados entre veículos, utilizadores e infraestruturas, utilizando o standard de comunicações europeu ITS-G5. O projeto contempla os vínculos entre esta conetividade e a automatização, centrando-se especialmente na segurança rodoviária e nas alterações necessárias na infraestrutura e nos centros de controlo de tráfego, num sentido físico e digital.
Os três pilotos que se vão desenhar, desenvolver e lançar em Lisboa, Madrid e Paris ao longo de 2017 e 2018 vão permitir testar esta relação entre carros autónomos, convencionais e centros de controlo e a elaboração de recomendações a partir da análise dos resultados. O objetivo é avançar no âmbito regulamentar e nas regras de trânsito para melhorar a interoperabilidade dos carros autónomos, garantir a sua correta circulação em todo o tipos de estradas nos diferentes países europeus e a sua convivência segura com os restantes veículos. Atualmente não existe um standard a nível europeu e as normas de cada país têm um grau de maturidade diferente, com Espanha e França numa posição avançada, explica a Indra.
Em concreto, os testes serão realizados em Lisboa nas Avenidas Marginal e Brasília, duas vias importantes que ligam a cidade de Lisboa com a autoestrada A-36 (IC17-CRIL) e outras infraestruturas de transporte, como barco e comboio; em Madrid na via Bus-VAO que liga com a via de circunvalação M-30, e na autoestrada A-4 nos arredores de Paris
por: Miguel Pedras
02-12-2016
Transportes em Revista
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