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Governo avança com estudos para extensão do oleoduto até ao Porto de Sines

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Governo avança com estudos para extensão do oleoduto até ao Porto de Sines Empty Governo avança com estudos para extensão do oleoduto até ao Porto de Sines

Mensagem por Admin Sex Dez 02, 2016 11:47 am

Governo avança com estudos para extensão do oleoduto até ao Porto de Sines Img_817x460$2015_08_14_18_57_42_261520
Bruno Simão 


O Governo vai avaliar e tomar os procedimentos para o prolongamento do oleoduto que liga Aveiras à refinaria da Galp até ao Porto de Sines, mais oito quilómetros para aumentar a concorrência no mercado de combustíveis.

De acordo com a proposta do PS, aprovada no parlamento, "durante o ano de 2017, o Governo procede à avaliação e à aprovação dos actos necessários à criação das condições com vista a assegurar a ligação do oleoduto - que liga actualmente a refinaria de Sines ao armazenamento de Aveiras - ao Porto de Sines".
 
Questionado sobre a proposta, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, confirmou à Lusa que "o Governo vai iniciar em 2017 os procedimentos para assegurar a ligação entre a refinaria e o porto, o que permitirá ao mercado dos combustíveis funcionar de forma mais aberta e será importante para o Porto de Sines".
 
É que o oleoduto de 147 quilómetros que abastece o parque de armazenamento de combustíveis de Aveiras de Cima termina precisamente na refinaria da Petrogal, pelo que o troço de quase oito quilómetros que o separa do Porto de Sines continua a ser um obstáculo às importações de produtos petrolíferos por barco.
 
Para o Governo, o prolongamento do oleoduto só fará sentido se acompanhado por uma mudança das regras de utilização das infra-estruturas, que estão a cargo da CLC, empresa cujo maior accionista (65%) é a Galp e onde se encontram também a Repsol (15%), a BP (15%) e a Rubis (5%).
 
De acordo com Jorge Seguro Sanches, estas medidas regulatórias serão da responsabilidade da Entidade Regulatória dos Serviços Energéticos (ERSE), que passa a ter a regulação do sector dos combustíveis, na sequência de alterações previstas no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
 
Na prática, trata-se de continuar o trabalho iniciado pelo anterior Governo com a publicação da nova lei de bases do sistema petrolífero, que declarou as instalações da CLC como sendo de interesse público, justamente para aumentar a concorrência no mercado de combustíveis.
 
Segundo o Público, a CLC avançou para a Justiça para contestar esta obrigatoriedade de abrir o oleoduto à concorrência, argumentando que "a nova lei de bases cria significativas limitações à actividade da CLC que a empresa pretende que sejam declaradas ilegais".
 
A Autoridade da Concorrência (AdC) tem defendido que não existem em Portugal alternativas economicamente viáveis à CLC para o transporte de produtos petrolíferos e que, por isso, o acesso de terceiros ao oleodutos e ao parque de armazenamento de Aveiras é "a medida estrutural com mais impacto no mercado dos combustíveis".
 
Lusa
02 de Dezembro de 2016 às 10:31
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