Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Portos mediterrânicos querem ser alternativa ao Norte da Europa
Página 1 de 1
Portos mediterrânicos querem ser alternativa ao Norte da Europa
Nova organização pode estar em preparação
As autoridades dos portos da zona do Mediterrâneo concordaram em formar uma organização especificamente destinada a promover o papel da região no comércio marítimo internacional e a cooperação em questões como a segurança, o ambiente e as inovações na cadeia logística, refere o World Maritime News.
Segundo o jornal, a decisão surgiu na sequência do Medports Forúm, que decorreu em Marselha, nos dias 29 e 30 de Novembro, organizado pela Intermed Gateways (associação que engloba os portos de Barcelona, Génova e Marselha) e a união intergovernamental para o Mediterrâneo.
O encontro, que reuniu representantes de 25 autoridades portuárias do sul da Europa e Norte de África, além da Turquia, Israel e Bulgária, e profissionais do transporte marítimo e da logística euro-mediterrânica, foi uma oportunidade para os participantes discutirem diversos assuntos de interesse comum, como a localização estratégica dos portos nos cruzamentos das rotas internacionais, designadamente naquelas percorridas por porta-contentores.
De acordo com o jornal, foi referido que o crescimento médio dos contentores ao longo dos últimos dois anos foi mais rápido nos portos do Mediterrâneo do que na zona costeira da Europa do Norte, o que despertou o interesse pela ideia de criar uma estratégia para um acesso alternativo pelo Mediterrâneo, com novas rotas dirigidas aos grandes mercados europeus e corredores logísticos interiores inovadores.
O objectivo será mesmo o de criar uma alternativa mediterrânica aos portos do Norte da Europa no que respeita ao transporte, em particular ao transporte de contentores, apostando colectivamente em portos inteligentes, novas rotas e modelos de negócio integrados em cadeias logísticas.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» Portos espanhóis são oferecidos como uma porta de entrada para a Europa: Batalha de portos pelo novo tráfego entre Pacífico e Atlântico
» Portugal "pode desempenhar um papel importante" na Europa como alternativa ao gás russo
» Querem viver na Europa desenvolvida? É assim.
» Portugal "pode desempenhar um papel importante" na Europa como alternativa ao gás russo
» Querem viver na Europa desenvolvida? É assim.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin