Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 62 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 62 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
«Será o Canal do Panamá do séc. XXI», refere Morales: Paraguai e Bolívia dão novo passo na ligação Atlântico-Pacífico
Página 1 de 1
«Será o Canal do Panamá do séc. XXI», refere Morales: Paraguai e Bolívia dão novo passo na ligação Atlântico-Pacífico
Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Bolívia, Evo Morales, assinaram um memorando de entendimento para realizar estudos que possibilitem a ligação ferroviária entre os dois países, através da cidade boliviana de Roboré e da paraguaia de Carmelo Peralta. A ligação insere o Paraguai na rota ferroviária rumo ao Oceano Pacífico através do Peru, e a Bolívia na rota do Atlântico pela hidrovia Paraguai-Paraná.
Evo Morales declarou aos jornalistas que o projecto, que também contaria com a participação de Brasil e Peru, «será o canal do Panamá do século XXI», destacando que seriam investidos «biliões de dólares para esta integração», que daria ao Paraguai e à Bolívia, ambos sem litoral, a necessária saída ao mar para suas exportações.
Já o ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, afirmou que para o seu país essa linha ferroviária permitiria «encurtar o trânsito rumo à região Ásia-Pacífico». «Estamos a falar de um trecho de 500 quilômetros aproximadamente (...) que nos permitirá chegar ao Oceano Pacífico e, possivelmente ao Porto de Ilo do Peru, já que este país também faz parte deste acordo que acabamos de assinar previamente com a Bolívia», realçou o ministro paraguaio um comunicado.
Segundo Gaona, para a Bolívia essa interconexão «significa a possibilidade de sair ao Atlântico com seus produtos de maneira competitiva, poder colocá-los sobre o rio Paraguai com a vantagem que contamos com a terceira maior frota de barcas e rebocadores do mundo».
«É uma situação na qual ganhamos todos e fortalecemos os laços comerciais e os interesses comuns com a Bolívia», acrescentou Jiménez Gaona.
O investimento e os prazos do projeto ainda serão determinados após a realização dos estudos, já que por um lado estaria a ferrovia do Paraguai à Bolívia, e por outro o trecho Bolívia-Peru, de 370 quilómetros, razão pela qual o investimento será «um esforço conjunto entre os três países», acrescentou.
04/01/2017
CARGO Edições,Lda © 2017
Tópicos semelhantes
» Do Atlântico ao Pacífico
» MSC com novo serviço no trans-Pacífico
» Portos espanhóis são oferecidos como uma porta de entrada para a Europa: Batalha de portos pelo novo tráfego entre Pacífico e Atlântico
» MSC com novo serviço no trans-Pacífico
» Portos espanhóis são oferecidos como uma porta de entrada para a Europa: Batalha de portos pelo novo tráfego entre Pacífico e Atlântico
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin