Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores: Prevê a criação 1150 postos de trabalho e impacto no PIB entre 7 a 12 mil milhões de euros (Só Ilusões na Campainha Autarquia de CMB e de APL)
Página 1 de 1
Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores: Prevê a criação 1150 postos de trabalho e impacto no PIB entre 7 a 12 mil milhões de euros (Só Ilusões na Campainha Autarquia de CMB e de APL)
O projeto da Plataforma Multimodal do Barreiro (PMB), conforme afirmou Lídia Sequeira, sustentada numa apresentação projetada, “permite a implantação de um terminal com caraterísticas técnicas adequadas para responder de forma faseada à evolução da procura prevista”, “beneficia da proximidade da rede ferroviária nacional e da rede rodoviária nacional” – “é uma zona, do ponto de vista da intermodalidade, extremamente bem servida”.
“O projecto do Terminal de Contentores do Barreiro é viável do ponto de vista técnico, de intermodalidade e económico-financeiro”. A Presidente do Conselho de Administração (CA) da APL – Administração do Porto de Lisboa defendeu esta afirmação num Debate sobre Atividade Portuária, realizado, com eleitos autárquicos, ao final da tarde de sexta-feira, 27 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Numa fase pós submissão do projeto de Estudo de Impacte Ambiental (EIA) – entregue a 13 janeiro último –, estimando-se para junho a conclusão dos estudos e consequente emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), são vários os debates sobre a temática que serão levados a cabo nos próximos dias, envolvendo diversos atores sociais.
O projeto da Plataforma Multimodal do Barreiro (PMB), conforme afirmou Lídia Sequeira, sustentada numa apresentação projetada, “permite a implantação de um terminal com caraterísticas técnicas adequadas para responder de forma faseada à evolução da procura prevista”, “beneficia da proximidade da rede ferroviária nacional e da rede rodoviária nacional” – “é uma zona, do ponto de vista da intermodalidade, extremamente bem servida”, disse –, “reúne as condições para se criar uma plataforma logístico-industrial competitiva” (associada aos cerca de 400ha do território da Baía do Tejo), “permitirá dinamizar a economia da Península de Setúbal, em particular desta Região do Barreiro, potenciando as indústrias exportadoras e captando novos investimentos, com a consequente criação de emprego”, e, segundo, ainda, a apresentação, “os estudos realizados apontam para a viabilidade de um modelo de concessão do tipo Build-Operate-Transfer (BOT)”.
A PMB prevê a criação de 300 a 500 postos de trabalho diretos na fase de construção e 1150 postos diretos na fase de exploração. Estima-se um impacto no PIB na Grande Região de Lisboa entre 7 a 12 mil milhões de euros, concretizou a Presidente do CA da APL.
De acordo com o Vogal do CA da APL Carlos Correia, "as conclusões do Estudo de Impacte Ambiental são muito favoráveis à prossecução deste projeto". O engenheiro do CA da APL, que apresentou, na sessão, a componente mais técnica do estudo prévio, adiantou que foi definido como navio tipo, um porta-contentores com capacidade 8000TEUs (TEU: medida de volume dos contentores equivalente a 20 pés), com um comprimento de 352 metros.
No lançamento do debate, a Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Sofia Martins, referiu que este é um "caminho demasiado importante para não ser abrangente", justificando a promoção desta e de um conjunto de sessões a realizar, entre as quais estão, já, agendadas: quinta-feira, 2 de fevereiro, pelas 17h30, no Auditório do Museu Industrial (iniciativa dirigida aos empresários do Parque da Baía do Tejo) e a 10 de fevereiro, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro (com instituições do Concelho).
"É nossa convicção profunda que a Região de Lisboa precisa de alargar a sua capacidade portuária", afirmou o Presidente da CMB. Carlos Humberto de Carvalho, falou na “visão” de uma “região portuária metropolitana“, sublinhando que o Terminal, que considerou uma "importante alavanca para a produção nacional e desenvolvimento da economia", está projetado para ficar situado num território – Parque Empresarial da Baía do Tejo (BT) – “importantíssimo para o desenvolvimento da Região".
"Pode ser uma oportunidade objetiva", disse o Vereador do Planeamento na sequência da intervenção de presentes. A instalação da Plataforma Multimodal do Barreiro permitirá revitalizar/requalificar/recuperar “440 hectares conexos”. O Vereador sublinhou como mais-valias a criação de emprego e a "verdadeira oportunidade para a remediação ambiental" da zona.
"Tem sido, de facto, um processo bastante partilhado", reconheceu o Vogal do CA da BT, Sérgio Saraiva. A oportunidade de revitalização do porto "é, também, uma oportunidade da revitalização do território", disse, avançando que o Plano de Urbanização da Quimiparque terá que ser adaptado "para acolher este projeto".
As apresentações dos convidados da APL encontram-se disponíveis no Sítio Oficial da CMB na Internet, www.cm-barreiro.pt.
Fonte - CMB
30.01.2017 - 16:37
Rostos
Tópicos semelhantes
» BARREIRO: Novo Terminal de Contentores prevê a criação de 1150 postos de trabalho (Só ilusões em Barreiro e Lisboa)
» Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores – Fator de competitividade para as empresas (Mais um dos elefantes bancos em Portugal)
» Construção. Sindicato diz que depende do Governo criação de 90 mil postos de trabalho
» Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores – Fator de competitividade para as empresas (Mais um dos elefantes bancos em Portugal)
» Construção. Sindicato diz que depende do Governo criação de 90 mil postos de trabalho
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin