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Recuperação à vista: mercado mundial de contentores ganhou fôlego na recta final de 2016
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Recuperação à vista: mercado mundial de contentores ganhou fôlego na recta final de 2016
A braços, nos últimos anos, com dificuldades, o mercado de contentores (que sofreu bastante com a explosão da crise de 2008) parece dar novos sinais de uma renovada vitalidade: de acordo com um relatório da consultora marítima Drewry Shipping, o tráfego de contentores registou, no último trimestre de 2016, uma recuperação que se fixou nos 5%.
Este dado analisado pela Drewry Shipping representa um aumento significativo em comparação com a média mundial de 2,4%, registada no terceiro trimestre de 2016. Todas as regiões registaram um resultado positivo, com as regiões da América do Norte e do Sudeste asiático a encabeçarem esses índices de recuperação, chegando mesmo a atingir os 7%.
Acrescenta a Drewry que também os principais 'hubs' de 'transhipment' beneficiaram com esta tendência, nomeadamente os portos da região do Mediterrâneo, que atingiram crescimentos médios de 3,8%. Numa análise global, o ano de 2016 deu continuidade à fraca progressão do tráfego (crescimento médio de 2%), mas o último trimestre devolveu a esperança numa recuperação futura.
O crescimento verificado na América do Norte (cifrado nos 7%) marcou uma inversão na tendência - relembramos que após a queda da sul-coreana Hanjin Shipping, o terceiro trimestre pautou-se por um dos mais magros resultados de sempre. Na região da América Latina, o crescimento na recta final também se fez notar, embora não tenha sido suficiente para melhorar o registo de queda (-2%).
Este dado analisado pela Drewry Shipping representa um aumento significativo em comparação com a média mundial de 2,4%, registada no terceiro trimestre de 2016. Todas as regiões registaram um resultado positivo, com as regiões da América do Norte e do Sudeste asiático a encabeçarem esses índices de recuperação, chegando mesmo a atingir os 7%.
Acrescenta a Drewry que também os principais 'hubs' de 'transhipment' beneficiaram com esta tendência, nomeadamente os portos da região do Mediterrâneo, que atingiram crescimentos médios de 3,8%. Numa análise global, o ano de 2016 deu continuidade à fraca progressão do tráfego (crescimento médio de 2%), mas o último trimestre devolveu a esperança numa recuperação futura.
O crescimento verificado na América do Norte (cifrado nos 7%) marcou uma inversão na tendência - relembramos que após a queda da sul-coreana Hanjin Shipping, o terceiro trimestre pautou-se por um dos mais magros resultados de sempre. Na região da América Latina, o crescimento na recta final também se fez notar, embora não tenha sido suficiente para melhorar o registo de queda (-2%).
28/03/2017
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