Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2012  2015  2010  2013  2023  2016  2014  cmtv  tvi24  2017  2011  2019  cais  2018  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva

Ir para baixo

Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva Empty Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva

Mensagem por Admin Qui Ago 21, 2014 7:06 pm

Destinos que atraem os apaixonados por vinho tendem a ter visuais deslumbrantes. E Alentejo, em Portugal, eleita neste ano a melhor região vinícola do mundo para visitar, não foge à regra. Além de oferecer destilado de extrema qualidade, o local também é dono das mais belas praias da Europa, segundo o site 10Best.com e o jornal britânico The Guardian. Como se vê, motivos não faltam para aterrissar em Portugal.

A eleição vinícola foi feita pelo jornal USA Today, um dos maiores veículos dos Estados Unidos. Alentejo era o único representante de Portugal e ultrapassou os votos de renomadas regiões vinhateiras turísticas, como Champagne, na França, Mendoza, na Argentina, ou a Toscana, na Itália.

O Alentejo é a região líder no mercado português de vinhos, que reúne 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21.970 hectares. A região é mais conhecida por seus vinhos tintos resistentes feitos de uma combinação de castas indígenas. Agora, variedades como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot também estão sendo produzidas lá.

NÃO PERCA

Não se limite a visitar as vinícolas quando for a Alentejo. Évora, por exemplo, tem diversos monumentos que remetem a diferentes tempos da história, como os edifícios e arcadas da Praça do Giraldo, que lembram os 450 anos de domínio mouro. A cidade – que está a pouco mais de uma hora de Lisboa – foi tombada como patrimônio histórico.

Já Elvas abriga as famosas muralhas seiscentistas, o Aqueduto da Amoreira, os fortes da Graça e de Santa Luzia, os fortins de São Domingos ou da Piedade, São Pedro e São Mamede e todo o centro histórico, com as cercas medievais e os edifícios militares da antiga cidade.

E para aqueles que querem curtir um dia de paraíso, não podem deixar de visitar a Praia da Comporta, que fica na freguesia do Carvalhal, em Grândola, e se mantém preservada.  Confira a seguir a entrevista com o presidente da Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva:

DGABC - Além de ser a melhor região vinícola do mundo e ter praias belíssimas, quais são os outros atrativos de Alentejo?

VITOR - Uma retificação. O Alentejo foi eleito pelos leitores do USA Today como a Melhor Região Vinícola do Mundo a Visitar. Esta distinção tem em conta não só a qualidade do vinho que aqui é produzido mas todo o contexto histórico, natural e de infraestrutura turística. O Alentejo é, em si, um produto gourmet. Quem nos visita sente que não está num destino massificado. Este pormenor faz toda a diferença para os turistas exigentes e de bom gosto. Há muitos "Alentejos", não nos podemos esquecer que esta é a maior região do País, compreendendo um terço do território de Portugal. As páginas todas do Diário do Grande ABC não chegariam para enumerar e descrever os atrativos do Alentejo!

Julgo que as palavras-chave quando chega a hora de descrever o Alentejo são: Autenticidade e Diversidade. 

Autenticidade porque não há região mais autêntica em Portugal que o Alentejo e isso começa nos seus habitantes - que se dizem orgulhosamente alentejanos. Isto nos leva à Diversidade. Na realidade, a região tem de tudo e para todos os gostos. Temos uma costa rica em praias e um interior com planície, montanhas, terrenos agrícolas, cidades históricas, quintas e herdades vinícolas, fantásticos restaurantes. O Alentejo é Portugal concentrado à escala de um terço.

Quem nos visita destaca a arquitetura que é bastante distinta ou o património histórico - desde ruínas romanas de grande relevo a castelos mouros ou fortificações, que remetem à vizinhança nem sempre pacífica com os nossos vizinhos espanhóis. Depois, e talvez em primeiro lugar, a nossa gastronomia. É impossível comer mal no Alentejo. Nós afirmamos que somos a alma gastronómica de Portugal, isto porque tudo aqui é genuíno, é natural. Aliás, costumamos dizer que um alentejano aceita que se diga mal de tudo - menos da sua comida.

Também o Turismo de Natureza é um dos nossos maiores atrativos, com a observação de aves sendo das actividades mais procuradas pelos turistas internacionais que nos visitam.

E finalmente, destaco o turismo de ação e aventura. Existem centenas de quilómetros de percursos assinalados para caminhantes, muitos deles com cenários paradisíacos; outros tantos para quem gosta de andar de bicicleta; há os esportes náuticos na orla costeira, como o kitesurf, o surf, o esqui e muito mais!

DGABC - Qual a comida típica do local e melhor época do ano para visitá-la?

VITOR - No site VisitAlentejo.com (http://VisitAlentejo.com), você pode encontrar a nossa Carta Gastronômica (http://www.visitalentejo.pt/pt/imprensa-media/carta-gastronomica-do-alentejo/), que explica a história da gastronomia alentejana e tem até receitas ótimas para experimentar em casa. As migas, os ensopados, açordas, a carne de porco, os embutidos e os doces são nossas especialidades.

Todas as épocas são boas para visitar o Alentejo. Durante o inverno, é possível apreciar mais ainda os ensopados e as açordas alentejanas, pratos perfeitos para os dias de frio. Já no verão a pedida é aproveitar nossas lindas praias e ver os campos de trigo ondulando ao vendo, em passeios que convidam à tranquilidade.

DGABC - O que o governo de Alentejo tem feito para fomentar ainda mais o turismo local?

VITOR - O Alentejo não tem governo, uma vez que ao contrário do que sucede no Brasil, Portugal não está organizado por Estados. Ainda assim, e há dez anos, existe uma entidade - a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - que se ocupa da promoção internacional do destino. Quando começámos, quase 80% dos turistas que recebíamos eram nacionais. Atualmente, essa realidade é bem diferente e os visitantes internacionais representam já mais de 35%. 

Temos promovido o turismo com um grande envolvimento dos empresários do sector, elegendo mercados estratégicos e produtos de nicho para comunicar. Como referi, o Alentejo nunca será um destino de massas e por isso temos procurado trabalhar com operadores nacionais e internacionais que sentem a região e entendem quais são os seus grande atrativos.

DGABC - Quais são os benefícios que o turista que visita Alentejo tem?

VITOR - O turista que visita o Alentejo vai se surpreender por encontrar, na maior região de Portugal, uma natureza intocada, perfeita para relaxar e deixar para trás quaisquer preocupações. Essa tranquilidade se torna ainda maior pelo povo hospitaleiro alentejano, que recebe de braços abertos e um sorriso no rosto ao público brasileiro.

DGABC - Quais são as praias mais belas?

VITOR - Todas as praias do Alentejo são maravilhosas em sua própria maneira. A praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, é ótima para receber famílias, por suas águas de águas calmas, onde os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa. Já a praia de Odeceixe tem vistas deslumbrantes, um balneário perfeito pelo rio raso que deságua no mar. Almograve tem excelentes piscinas naturais e, para quem procura praia deserta, o melhor mesmo é conhecer Alteirinhos, no Carvalhal. A praia de Zambujeira do Mar recebe todos os anos um festival de música, por isso durante o verão fica bastante animada.

Pensando melhor, tenho até uma certa dificuldade em eleger uma praia específica. Começando em Tróia, passando pela Comporta até à fronteira do Alentejo em Odeceixe, somos surpreendidos a cada quilômetro por uma praia que é mais bela, ou no mínimo diferente. Direi que temos praias para todos os gostos. Podemos até classificá-las em dois tipos: as de evasão e as de recolhimento. As de evasão vão de Tróia a Sines e são dezenas de quilómetros de um extenso areal onde é possível encontrar uma "praia" sem ninguém à vista. Depois temos as de recolhimento, que vão de Sines a Odeceixe, e onde descobrimos pequenas praias no meio de rochas. E se bem que existem praias que convidam apenas à preguiça, outras desafiam os visitantes para o surfe, para o stand up paddle (SUP), para o kitesurfe e um infindável número de atividades náuticas. Quer venha em família ou em um grupo de amigos, quer tenha seis anos ou sessenta e seis, haverá certamente uma praia que será a sua.

DGABC - A região costuma receber bastante brasileiro?

VITOR - O turista brasileiro que nos visita é de uma classe média, média-alta e o crescimento deste mercado tem sido na ordem dos três dígitos. Ao ponto de hoje já serem o nosso segundo melhor mercado internacional. O brasileiro que visita o Alentejo se sente em casa ou pelo menos sente que está visitando um primo que já não vê há muito tempo. Somos família e a família trata bem os seus. Assim é o Alentejo!

Publicado em quinta-feira, 21 de agosto de 2014 às 14:27
Miriam Gimenes
Turismo - Éden particular - Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva Logo_foot
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos