Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 74 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 74 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Sines acredita que expansão do terminal de contentores vai acontecer
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Porto de Sines acredita que expansão do terminal de contentores vai acontecer
Para o gestor, a importância deste investimento ultrapassa a geografia de Sines, sendo “uma questão de interesse para o país”
O presidente do porto de Sines manifestou-se hoje “convicto” de que as obras de alargamento do terminal de contentores serão aprovadas pelo Governo, como defende o relatório do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor.
A empresa concessionária do terminal de contentores alentejano, a PSA Sines, aguarda há vários meses “luz verde” do Governo para realizar obras de ampliação, num investimento superior a 90 milhões de euros que deixará a infraestrutura com capacidade para movimentar mais de dois milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés) por ano.
“Estou convicto de que [o investimento] vai ser certamente aprovado. Com alguns ajustamentos, que podem evidentemente negociar-se, mas o desenvolvimento do terminal vai com certeza fazer-se. É a minha convicção neste momento”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
João Franco reagia desta forma à notícia de que o grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor entregou na segunda-feira o seu relatório ao Governo, defendendo como projetos prioritários de investimento em obras públicas até 2020 a construção e expansão de portos e de ferrovias.
No documento, são definidos 30 projetos prioritários, entre os quais a expansão do porto de Sines, escolhidos entre uma lista prévia de 238 potenciais investimentos indicados pelo Governo, num investimento global superior a cinco mil milhões de euros.
“No que respeita a Sines, é óbvio que nos agrada, porque é aquilo que temos defendido, que é a necessidade de desenvolver o terminal de contentores”, comentou o presidente da APS, acrescentando esperar que “na versão final, depois da discussão que se vai iniciar, esse projeto mantenha a prioridade que já tem”.
Para o gestor, a importância deste investimento ultrapassa a geografia de Sines, sendo “uma questão de interesse para o país”.
Escusando-se a comentar as conclusões do relatório, que entra em debate público na quarta-feira, para outros portos nacionais, nomeadamente a construção de um terminal de águas profundas em Lisboa, João franco considerou, no entanto, que “tudo o que seja melhorar a atividade portuária” representa “um sinal positivo”.
“O crescer só o porto de Sines não seria uma coisa muito interessante.
Nós desejamos é que todos os outros portos nacionais também cresçam. A nossa concorrência é com os portos estrangeiros, não é com os nacionais”, sustentou.
Quanto ao investimento na ferrovia, o presidente da APS defendeu que “a aposta de fundo” deverá ser feita na bitola europeia, mas que, entretanto, é necessário “melhorar” as infraestruturas existentes.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
Por Agência Lusa
publicado em 28 Jan 2014
Tópicos semelhantes
» Porto de Sines acredita que expansão do terminal de contentores vai acontecer
» A expansão de Terminal XXI e a construção de Vasco da Gama no porto de Sines podia a teres uma área da frente de caís 4 mil metros
» Participação Pública: Estudo de Impacte Ambiental da Expansão do Terminal de Contentores do Porto de Sines (TXXI) (3.ª e 4.ª fases)
» A expansão de Terminal XXI e a construção de Vasco da Gama no porto de Sines podia a teres uma área da frente de caís 4 mil metros
» Participação Pública: Estudo de Impacte Ambiental da Expansão do Terminal de Contentores do Porto de Sines (TXXI) (3.ª e 4.ª fases)
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin