Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2012  tvi24  2016  2017  2015  2019  2014  2013  2010  cais  cmtv  2018  2023  2011  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A sua casa é igual à minha EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A sua casa é igual à minha EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A sua casa é igual à minha Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
42 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 42 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A sua casa é igual à minha

Ir para baixo

A sua casa é igual à minha Empty A sua casa é igual à minha

Mensagem por Admin Qua Out 22, 2014 6:04 pm

A sua casa é igual à minha 390657

Os nossos antepassados, trabalhadores nas fábricas, sabiam que tinham de partir quando o fumo das chaminés não cobria o céu de negro. A indústria garantia o trabalho e forjou a consciência política de muitos - ali nasceu o comunismo e o capitalismo. Explorados e exploradores. Não existiam sombras porque cada um sabia o lugar que ocupava. A única coisa que os unia era o fumo negro que matava nuvens e pássaros. A riqueza e o direito ao trabalho, o progresso, basearam-se no que hoje ninguém deseja. Não há operários, sobram as nuvens onde antes existiam as chaminés e os mesmos que reivindicam o direito ao trabalho desejam um mundo despoluído e sustentável. 

O mundo como o conhecemos está a morrer. Sentámo-nos aos computadores, fugimos dos campos e disseram-nos que, depois de tanto sofrimento, a comida nos seria levada à boca. É como eu vivo, não sei fazê-lo de outra maneira. Nunca trabalhei numa fábrica, nunca alanquei com pedra bruta ou 'temperei' o aço. Tudo passou a ser informação, números, chips, impressões, links. O mundo tornou-se global e estreito, dizem-nos. Uma mentira. Porque estando mais próximos de chineses e indianos, estamos mais longe de filhos e vizinhos. Não sei quem mora no andar de baixo, nem faço ideia de quem caminha no chão que oiço no meu tecto.

Quando comecei a escrever esta crónica desejava lembrar-me das casas, desviei-me com as circunstâncias, acontece. Na verdade, queria recordar uma das minhas casas de infância. Dela me despedi há uns meses. Ficar-me-á para sempre. 

Ao despedir-me trouxe uns binóculos do meu pai, uma vasilha para as flores, fotografias que a avó fez questão que fossem minhas, quadros pintados por uma tia querida. Ao fechar a porta, pela derradeira vez, percebi que a Casa é tudo o que fica depois de nada ficar. É tudo o que cheirámos, são os banhos e as festas, sem dúvidas as discussões e o amor, os sonhos projectados, as lágrimas, o frango assado e o forno a fumegar do azeite do lagareiro. É tudo o que não podemos levar. É tudo o que não temos a necessidade de levar, é tudo o que somos. Tudo o que sou. 

As casas parecem limpas antes de nelas nos procurarmos. Limpamos o pó, aspiramos, tudo está no lugar. Mas quando abrimos caixotes, mexemos em gavetas ou desarredamos móveis, abrimos um outro mundo, por vezes até uma nova civilização. E a casa passa a ser um corpo esventrado, o nosso corpo e alma retalhados em camadas, esqueletos, objectos e memórias. Somos arqueólogos de nós próprios, várias casas dentro de apenas uma. 

Dá-me ideia que tudo se foi mudando. Será que a maneira como vivemos as casas na nossa primeira juventude é semelhante ao sentimento dos nossos filhos em relação às suas próprias memórias? Tenho dúvidas. No meu tempo existia uma televisão com quatro canais que tinha uma importância definida e circunscrita - muita relevância pelo seu carácter excepcional. Hoje tenho uma televisão que me oferece múltiplas possibilidades: YouTube, Facebook, filmes, gravações, fóruns, compras, encontros amorosos, literatura, jornais do dia, alta definição, três dimensões, a perfeição absoluta. Oferece-me tanto que, esmagado pelas infindas possibilidades, deixei de a ligar, desisti, abandonei-a. Quanto mais fibra e mais cabo, quanto maior a rapidez, maior a vontade de deixar para amanhã. E quando o amanhã nasce já é passado o que para trás ficou. 

Pode ser um bom sinal. Talvez possamos voltar a perceber que as casas têm uma vida própria. Porque disso não tenho qualquer dúvida: as pessoas são como as casas ou tudo o que é deixado ao pó: envelhecemos mais depressa quando apagamos a luz e ninguém está ao lado. Por vezes envelhecemos sem que as rugas dêem de si, enrugamo-nos por dentro. Antes sozinhos do que mal acompanhados, uma verdade ainda mais esmagadora. Só que o envelhecimento pouco tem a ver com a infelicidade; não estamos condenados à tristeza profunda se caminharmos sozinhos, apenas a uma velhice prematura, a uma meia-luz. Não tem mal, é simplesmente assim. Acontece o mesmo com as casas, abandonadas envelhecem mais cedo. E morrem. Tal como nós. 

Isto do tempo… Uma verdadeira chatice. E uma maravilha. 

Foi ontem… 

Corria na rua, a avó chamava-me à janela e nas fotografias aparecia jovem e enérgico, com borbulhas e cabelo, os olhos mais azuis e maiores, um sorriso de que me lembro bem. Não me recordo de o tempo ter passado. Passou? Quando aconteceu o meu envelhecimento? Certamente durante a longa madrugada do sono. De outro modo como explicar o que me aconteceu (nos aconteceu) entre ontem e hoje? 

Luís Osório | 22/10/2014 16:13:36 
SOL
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos