Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 90 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 90 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Redes transeuropeias Bruxelas sublinha importância da ligação Sines/Lisboa-Madrid
Página 1 de 1
Redes transeuropeias Bruxelas sublinha importância da ligação Sines/Lisboa-Madrid
A Comissão Europeia destacou a importância da ligação ferroviária entre Sines/Lisboa-Madrid para o estabelecimento das redes transeuropeias de transportes e, em particular, para a criação do “Corredor Atlântico”. De acordo com um estudo de acompanhamento à criação deste corredor internacional, atualmente, a principal conexão em falta é entre Lisboa e Madrid, que pressupõe, do lado português, a ligação Évora-Caia.
Recorde-se que a ligação ferroviária entre os portos portugueses de Lisboa, Setúbal e Sines a Madrid tem um financiamento disponível de 1,6 mil milhões de euros e deverá avançar até 2020. O Estado português terá, no entanto, de assegurar a comparticipação nacional de 25 por cento. Este corredor pressupõe ainda a ligação ao portos de Havre e Ruão, a Paris e a Mannheim/Estrasburgo, com linhas ferroviárias de alta velocidade e, em paralelo, linhas convencionais.
O plano da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) contempla um total de nove corredores, tendo identificado necessidades de desenvolvimento de infraestruturas num valor de 700 mil milhões de euros até 2030.
A este propósito, Violeta Bluc, Comissária europeia dos Transportes(na foto), afirmou: “Temos de intensificar os nossos esforços para garantir que a rede principal estará plenamente operacional até 2030, para garantir fluxos de transporte suaves para passageiros e mercadorias em toda a UE. Agora é a hora de investir em projetos RTE-T e de maximizar os benefícios do Mecanismo Interligar a Europa e os 315 mil milhões euros disponibilizados no Plano de Investimento da Comissão. Afinal de contas, a Rede Transeuropeia de Transportes é crucial para uma União que luta por mais crescimento, emprego e competitividade. Como a Europa está lentamente a sair da crise económica, precisamos de uma União interligada, sem barreiras, para que o nosso mercado único possa prosperar”.
por: Andreia Amaral
16-01-2015
Tópicos semelhantes
» A União Europeia a ligação de comboio entre Sines - Lisboa - Madrid e Sines - Beja
» Bruxelas quer linha Sines-Lisboa-Madrid que suporte velocidade de pelo menos 200 km/h
» Municípios querem ferrovia Madrid/Lisboa pelo Alentejo e Estremadura espanhola "há médias nacionais com a informação incompleta sobre o facto de ligação de Sines e quem a tens passageiros"
» Bruxelas quer linha Sines-Lisboa-Madrid que suporte velocidade de pelo menos 200 km/h
» Municípios querem ferrovia Madrid/Lisboa pelo Alentejo e Estremadura espanhola "há médias nacionais com a informação incompleta sobre o facto de ligação de Sines e quem a tens passageiros"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin