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Mensagem por Admin Dom Abr 19, 2015 11:37 am

"Nós podemos levantar um peso muito mais para Portugal, na Galiza, para níveis pré-crise" - Ministro da Economia Português
Foto: BEGOÑA IÑIGUEZ

"Queremos ser um país de investimento, apoiar todos os empresários espanhóis que decidem investir aqui", enfatiza o ministro da Economia Português

Onze meses após a conclusão do resgate, após quatro anos de austeridade e cortes, o Ministro Português da Economia, António Pires de Lima (Lisboa, 1962) são dados macroeconómicos recentes satisfeitos e esperançosos de Portugal. Em um castelhano perfeito aprendeu perseguir um mestrado e de quatro anos de trabalho em Barcelona, ​​coloca o país em números: 

"A economia Português vai crescer este ano em 2%, meio ponto mais do que o estimado, o desemprego caiu de 18% no 2012, para 13,8% hoje, e nos últimos sete trimestres criamos 135 mil empregos líquidos. 

" Economista de formação e gerente no sector privado, até que ele foi nomeado ministro em 2013, Pires de Lima destacou a contínua importância Espanha para Portugal: "A Espanha continua a ser uma prioridade para nós. As economias ibéricas são complementares e recuperaram a sua reputação. No reputação não atrair investimentos ". 

E obter peito: "Os dois países têm cumprido os nossos compromissos para Bruxelas, ao contrário de outros, e desfrutar de grande credibilidade externa."

E como é a economia Português sem controlar a troika há quase um ano atrás?

"Nossa economia é mais, o país é melhor, porque nós recuperamos nosso poder de escolha. Complete com sucesso o resgate teria sido impossível sem os esforços de todos estabilidade Português e político. Todos os dados são positivos, moderado, mas positivo. Esta tendência será confirmada em 2015 e em 2016. Além disso, o desemprego está a diminuir de forma gradual

'Depois da saída da economia, Will Espanha continua a ser uma prioridade para Portugal?

Sem dúvida, os dados me refiro. No ano passado, os investimentos portugueses em terras espanholas cresceu 3,5%, após dois anos de crescimento negativo. A informação que tenho, nos primeiros meses do ano, indica que em 2015 toma conta em até aumenta o aumento em algumas regiões como a Andaluzia.

Qual o papel que a Galiza no conjunto do investimento Português em Espanha?

-A Papel decisivo pela proximidade geográfica e afinidade cultural, apesar de nos últimos três anos, temos concentrado nossos investimentos em Asturias, Madrid e Catalunha. Em 2014 Portugal investiu na Galiza € 2.300.000. Fomos o sétimo maior investidor estrangeiro na comunidade. Estamos convencidos de que podemos aumentar muito a nossa presença na Galiza, até o retorno aos níveis de antes da crise.


Empresas galegas -Muitos estão sendo instalados em Portugal porque a terra industrial é mais barato. É que a concorrência desleal?

É uma decisão de negócios galegos. Porque queremos que Portugal seja uma área de investimento e criação de emprego, regozijamos e apoiar todos os empresários espanhóis, qualquer região que optar por investir em Portugal.


- Depois De abertura do AVE entre A Coruña e Vigo, em que medida são as obras em Portugal da linha Vigo-Porto?

- No Processo de electrificação. Meu colega Ana Pastor e nós nos encontramos várias vezes para decidir o plano de infra-estrutura ferroviária entre os dois países. A nova reformulação ferroviária Porto-Vigo é o resultado de acordos bilaterais para aumentar a sua utilidade e rentabilidade. 

É uma questão importante. Temos priorizado as interligações ibéricas com a Europa, a linha Sines-Badajoz-Madrid, e a ligação Aveiro-Salamanca-Irun. Dois anos atrás Celta comboio directo entre Vigo e Porto, que está funcionando bem aberto. Uma vez que este governo que optou por não avançar com a alta velocidade. Nós parecem estar em sintonia com os recursos que temos e da rentabilidade duvidosa teriam em Portugal.

"E você acha que a proposta do prefeito de Porto, Rui Moreira, um trem de alta velocidade Porto-Vigo passando por Sá Carneiro e se conectar com Leixões?

É a ideia de que temos sobre a mesa. Existem vários milhões de euros de fundos europeus para isso. Porto, tanto através de seu aeroporto, com mais de seis milhões de passageiros por ano, e seu porto, Leixões, está ajudando a melhorar a comunicação e as empresas de transporte do norte de Portugal e da Galiza.

Apesar de ser concorrentes -¿A pode complementar o porto de Leixões com os de A Coruña e Vigo?

É lógico para competir e atender suas áreas geográficas, mas também que eles se complementam. Leixões tem um terminal de cruzeiros e um centro de logística integrada que funciona como um sistema de comunicações intermodais. Em um futuro próximo irá águas profundas terminal.

Como você vê a situação económica em Espanha no momento?

- Espanha Está no caminho certo. É um país que conheço bem e está produzindo uma grande recuperação. Continua a ser um grande desafio, o do desemprego, embora tenha caído. Tanto a Espanha como Portugal estamos no limiar das eleições parlamentares. Esse clima de recuperação económica após os pesados ​​sacrifícios, pode deter alguma surpresa positiva para ambos os Governos nos resultados eleitorais.

E como para ver o que está acontecendo com outro país resgatado, Grécia, que detém as preocupações da zona do euro inteiras?

Eu vejo isso agora muita preocupação. É uma situação de incerteza que não beneficia nada para a economia grega ou o resto da Europa. Portugal e Espanha, após a implementação de ajustes, têm melhorado a sua reputação. No reputação não atrair investimentos. 

Nenhum investimento é impossível consolidar a recuperação económica e diminuir o desemprego. Esse é o caminho certo. Vamos ver como ele faz Grécia. Em Portugal e Espanha, os beneficiou muito a estabilidade política, ter um único governo e cumprir os seus compromissos internacionais.

Ele falou antes das eleições. Em apenas seis meses antes da geral em Portugal, você tem medo de que eles podem ser punidos com votos protestar contra novos jogos Livre ou Junto nós podemos?

- Eu Acho que não. Somos um país previsível. A situação em Portugal é diferente de Espanha. Portugal é uma cidade tranquila, que passou a coesão social todos os ajustes e cortes. Estou convencido de que, aqui, a voz da moderação continuará a ser o mais forte no momento de votar. Espero que o mesmo vai acontecer em Espanha.

"Precisamos acelerar o pagamento das portagens"

Os novos sistemas de portagens electrónicas auto-estradas portuguesas estão a causar muitas dores de cabeça para os motoristas e transportadores espanhóis, especialmente pela falta de informações que estão na hora de pagar. Perguntado se ele está ciente da situação, o ministro é contundente: 

"Não basta melhor condutores estrangeiros informadas. Precisamos aprender com os erros do sistema, após mais de quatro anos em operação. " "Os espanhóis que vêm para Portugal turismo, ou para fazer negócios, eles têm que ser confortável da chegada à partida." E vai mais longe: 

"Os muitos problemas que temos tido ultimamente com portagens tem que ser resolvido com sistemas mais ágeis. Nós promovemos os viajantes estrangeiros o acesso à auto-estrada fácil e permitir-lhes pagar o seu caminho sem problemas. "

Existe, então, para mudar o sistema de pagamento, chamado "toll fácil"?

Sim, claro, temos de acelerá-lo. Estamos trabalhando com as autoridades espanholas [mas não oferece detalhes sobre quando as mudanças ocorrem e em que consistem].

'Ministério estão clientes dos problemas que estão levantando muitos pilotos espanhóis recebeu inúmeras multas por portagens não pagas?

Sim, é uma questão que eu conheço muito bem. E repito, é uma prioridade para nós para facilitar o acesso de veículos com matrícula estrangeira para pagar varandas rodovias. Tentando melhorar e mais fácil sistema de pagamento para estrangeiros é uma prioridade, merece todo o nosso esforço e, assim, evitar muitos problemas futuros com multas.

BEGOÑA ÍÑIGUEZLISBOA / E. LA VOZ, 19 de abril de 2015. Actualizado a las 05:00 h.
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