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Revista Francesa Técnica Marítima - Em Portugal, o porto de Sines prepara sua extensão
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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Revista Francesa Técnica Marítima - Em Portugal, o porto de Sines prepara sua extensão
Além do papel vital que desempenha nas exportações, o porto de Sines é a primeira entrada de energia porta de Portugal.
© JF Palma-Ferreira
O porto de Sines, a 170 km a sul de Lisboa, vai aumentar em 47% a capacidade do terminal de contêineres "Contentores" operado pela PSA XXI. Deve também ser ligado ao resto da Europa por meio de uma via férrea rápido.
A Autoridade portuária asiática PSA (Port of Singapore Authority) fará um investimento de 40 milhões de euros (M €) para aumentar a capacidade do terminal de contentores XXI, e fazer passear de 1,7 milhões TEUs para 2,5 milhões TEUs agora transportados. Este investimento será concluída até o final de 2015 e vai criar 100 postos de trabalho.
De acordo com as autoridades portuguesas, este é o primeiro passo da terceira fase de expansão do XXI terminal.
Tráfico subindo
A concessão para a Autoridade Portuária de Singapura deverá ser prorrogado até 2029. Mas era absolutamente necessário chegar a um acordo provisório, o porto de Sines pastagem, este ano, a saturação de tráfego de contentores.
Saturação do tráfego de mercadorias em contentor foi adiada por três anos, as autoridades portuguesas são capazes de continuar com confiança discussões com seu parceiro de Singapura. Especialmente desde que o porto de Sines confirma a consolidação de suas atividades, com um balanço do primeiro trimestre de 2015, muito positivo. O transporte de mercadorias aumentaram 21,2% nos primeiros três meses do ano em comparação com o primeiro trimestre de 2014, 9,9 milhões de toneladas de mercadorias. O segmento de granéis sólidos foi bruscamente, + 52,7%, enquanto exibe granéis líquidos + 33,3%.
Containers também tiveram um bom desempenho, com 279,247 TEUs transportados entre Janeiro e Março de 2015 (+ 3%).
Além do papel vital que desempenha nas exportações, o porto de Sines é a primeira entrada de energia porta de Portugal. Tem um terminal de gás natural liquefeito e um terminal de petróleo. A companhia petrolífera Galp Português apenas para abrir uma segunda refinaria.
Abriu-se pela estrada de ferro "Ferroviária"
O Porto de Sines em breve será conectado com o resto da Europa por meio de maneira rápida e eficiente de ferro.
De acordo com o projecto apresentado por Lisboa à Comissão Europeia para a obtenção de fundos de ajuda, a rota que liga Sines à fronteira com Espanha (Elvas) deve ser concluído em 2019. Uma segunda linha, então, ligar Sines a Lisboa em 2021.
Em ambos os casos, isto implicará vias que serão equipados com bitola europeia, para garantir a eficiência do transporte e ligação à Europa. Os projetos incluem a construção de novas seções, mas em especial a reestruturação pista existente. Os trens podem atingir 750 m de comprimento.
A linha Sines-Elvas deve, finalmente, reduzir em 40% o preço do transporte de cargas. Ele representa um investimento de € 823.000.000 (incluindo 320 milhões de fundos europeus). Lisboa espera obter em julho de 2015 Bruxelas luz verde para começar a trabalhar. O apego por uma linha ferroviária moderna para a Espanha é uma boa garantia de desenvolvimento do hinterland do porto de Sines à área de Madrid. E construção da linha ferroviária é um forte argumento nas negociações entre Portugal e PSA.
21/05/2015
Par Marie-Line Darcy
http://www.wk-transport-logistique.fr/
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