Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2012  cmtv  2017  tvi24  2015  2013  2019  2018  2016  cais  2014  2010  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A VIDA NO CAMPO - Geografia EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A VIDA NO CAMPO - Geografia Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
53 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 53 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A VIDA NO CAMPO - Geografia

Ir para baixo

A VIDA NO CAMPO - Geografia Empty A VIDA NO CAMPO - Geografia

Mensagem por Admin Sáb maio 23, 2015 11:53 am

A VIDA NO CAMPO - Geografia Joel_neto1

Recebi a minha primeira lição de açorianidade tinha uns 8 anos. Estávamos na cozinha da casa nova, ainda mal concluída a reconstrução pós-terramoto, quando o meu pai suspirou:

- O maior erro da minha vida foi ter ficado cá.

Haveria de ouvir várias teses ao longo da adolescência. O meu pai sempre foi dado a balanços. Mas, se às vezes o maior erro da sua vida fora não se ter candidatado às Operações Especiais, não ter ficado com a casa que um dia arrendou em São Mateus ou simplesmente não ter comprado as calças castanhas, que lhe ficavam bem melhor do que as pretas, só um maior-erro-da-sua-vida voltava frequentemente à baila: ter permanecido na ilha, terra da minha mãe, em vez de nos levar para o continente, onde nascera.

O meu pai não sabia, mas já estava a pensar como um açoriano. A tensão com a geografia inscreve-se no próprio código genético da vida na ilha. O que seria especial se não se verificasse o mesmo com quem quer que viva na província, nas planícies do Alentejo como nas montanhas de Trás-os-Montes ou nas praias do Algarve.

Aos açorianos, estudo-lhes a mímica há décadas. Durante o ano, é um ai, jesus: como foi maravilhoso quando viajaram para aqui, como será maravilhoso quando viajarem para ali, com seria definitivamente maravilhoso se um dia zarpassem de vez para acolá. Assim que aterram na Portela, já estão agarrados ao telemóvel, a reduzir expectativas. Uma semana depois, reencontro-os na sala de espera: vêm a morrer de saudades, e algo lhes diz que, se continuassem na cidade mais um dia, acabariam por soçobrar.

Esta semana, um vizinho continental descreveu-me assim os Açores: "Um lugar onde nunca se chega e de onde nunca se parte de vez."

Pensando bem, tenho de escrever sobre como o meu pai encontrou a minha mãe.

neto.joel@gmail.com
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

por JOEL NETO
Diário de Notícias
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos