Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2013  2018  2015  2017  2019  cmtv  2010  tvi24  2012  2023  2011  cais  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Achas que sabes reunir? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Achas que sabes reunir? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Achas que sabes reunir? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Achas que sabes reunir?

Ir para baixo

Achas que sabes reunir? Empty Achas que sabes reunir?

Mensagem por Admin Qui Jun 04, 2015 5:20 pm

Achas que sabes reunir? 464101
O reunidor deve ser alguém atento, calmo, concordante e ordeiro
DR

Em Portugal, reúne-se. Profissional que é profissional, em Portugal, reúne muitíssimo. Reúne o mais que pode e só decide coisas reunindo, produzindo depois uma acta (hoje em dia sob a forma de email), que será tida em conta por todos os que estiveram presentes na reunião onde tudo foi decidido democraticamente, ao longo de várias horas de debate geralmente não-moderado. Numa reunião não há moderadores, e crê-se que é a ausência dessa figura a grande motivadora da dificuldade que é pôr fim a uma reunião.

O reunidor deve ser, acima de tudo, alguém acordado, atento, calmo, não muito impositivo, sorridente, concordante e ordeiro
Só reúne quem pode, não reúne quem quer. Porque reunir significa estar algures acima de quem não reúne, porque na reunião, lá está, decide-se, o que faz de quem não reúne um pobre diabo que só acata ordens. Por isso reunir, minha gente, é acima de tudo uma questão de estatuto: quanto mais se reúne, maior importância se tem. Em todo o lado. Quer no seio da empresa ou junto do grupo de amigos. Reunir é uma outra forma de estar na vida.

Tendo em conta que, pessoa que se preze, tem entre três a quatro reuniões por dia, estima-se que essa mesma pessoa tenha cerca de 60 reuniões por mês, o que significa que anualmente esse mesmo sujeito estará presente em cerca de sete centenas de reuniões, descontando já à partida as férias e o Verão. A conta certa para isto seriam 720 reuniões por ano. O que me parece serem imensas reuniões.

Mas que sumo retira o sujeito aqui evocado (nenhum em particular) dessas sete centenas de reuniões anuais que não tiraria de um par de emails ou até mesmo de um telefonema? Recentemente, e porque vejo tanta gente enleada em semanas que são novelos de reuniões, pus-me a pensar sobre o tempo que cada trabalhador investe nelas. Fiz assim algumas contas e reflexões, tirei umas notas, e percebi que uma reunião é, de facto, uma coisa importantíssima ao nível da resistência.

É tanto melhor quem consegue estar nestas reuniões todas e sair ileso, do que qualquer outra pessoa. Isto porque o debate conclusivo é cada vez menos fácil de encetar. À objectividade retira-se todo o mérito, porque a duração de uma reunião é directamente proporcional à sua importância, daí que reunir meia-hora seria ultrajante para qualquer trabalhador a quem foi dada a importância de reunir para depois reportar ao patrão. Ou ao chefe. Mas normalmente quem trabalha para um chefe tem o cenário um bocadinho pior e estou certa de que precisa sempre de reunir pelo menos uma hora e meia por reunião. Já quem reúne e reporta ao patrão, consegue fixar a barra na horinha.

Uma das partes mais importantes das reuniões hoje em dia, é aquela em que alguém aparece com os emails com o rodapé 'amigo do ambiente' todos impressos e com as passagens importantes sublinhadas com marcadores flúor, para conseguir referir datas e acordos (tudo o que está escrito, escrito está e é legalmente válido) que possam vir a ser importantes trazer para a sala de reuniões. É naturalmente essencial trazer estes assuntos bem estudados para apanhar seja quem for na curva, caso seja necessário. E é igualmente ou até talvez ainda mais importante apontar tudo aquilo que foi dito em reunião para compilar então a acta do nosso tempo, o email de sintetização e o resumo dos trabalhos até à próxima reunião, onde os resultados obtidos após a reunião anterior, e já partilhados no thread de emails encetado nesse seguimento, são apresentados ao vivo. Parece confuso? É só o procedimento habitual.

Reunir é um jogo desafiante. Implica uma boa dose de moderação nos variadíssimos campos da ficção laboral, um estudo aprofundado dos milhares de emails trocados desde o início do assunto em questão. Implica um aguçado sentido de oportunidade e uma capacidade de resistência enorme. Uma simples ida à casa de banho ou uma consulta ao telemóvel a meio de uma reunião pode ter consequências nefastas para o futuro dos trabalhos.

O reunidor deve ser, acima de tudo, alguém acordado, atento, calmo, não muito impositivo, sorridente, concordante e ordeiro. Deve ser organizado, saber fazer apresentações em PDF ou PowerPoint e, sobretudo, deve dominar a ligação entre o computador e o projector, perante os olhos atentos de quem lá está. Nunca deve beber água para não ter de ir à casa de banho e não deve nunca pegar no telemóvel. O reunidor ideal não fuma.

E tu, achas que sabes reunir?

trashedia.com 

Joana Barreiros | 04/06/2015 15:28:10
SOL
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos