Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2010  2012  2016  2018  2014  cais  2013  cmtv  2017  tvi24  2015  2019  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões

Ir para baixo

Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões Empty Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões

Mensagem por Admin Ter Mar 11, 2014 7:23 pm

Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões 13944865213357


Estudos justificam a ligação Sines-Badajoz pelo impacto económico positivo, apesar do retorno financeiro negativo

O investimento numa ligação ferroviária entre Sines e Badajoz para levar as mercadorias à região de Madrid terá um retorno financeiro negativo da ordem dos 600 milhões de euros.

Os estudos de viabilidade e de custo benefício realizados pela Refer (Rede Ferroviária Nacional) reconhecem que o investimento "não é rentável do ponto de vista financeiro". Mas a avaliação económica "evidencia valores para todos os indicadores considerados que garantem a sustentabilidade do projecto", concluem os documentos entregues pelo governo aos partidos, no quadro da discussão sobre as infra-estruturas prioritárias.

Entre os benefícios apontados estão a mais-valia estratégica da integração de Sines, e dos portos de Lisboa e Setúbal, nas redes transeuropeias e a transferência de tráfego de mercadorias das estradas para a ferrovia, o que permitirá retirar das estradas nacionais (numa extensão de 200 quilómetros) cerca de 720 camiões por dia, reduzindo a poluição, congestionamento e a sinistralidade.

Previsto há mais de uma década, o projecto ganhou força com o actual governo que substituiu a linha de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Madrid, por uma ligação vocacionada para as mercadorias. O investimento de 738 milhões de euros prevê dois novos troços - variante de Alcácer já concluída e a construção da ligação de 90 quilómetros entre Évora e a fronteira -, a modernização de outros troços e a instalação de travessas polivalentes para preparar a passagem para a bitola europeia, que é usada na alta velocidade. As contas da Refer, de Maio de 2013, apontam para um VAL (valor actual líquido) financeiro negativo médio de 607 milhões de euros e para um VAL económico positivo de 67,3 milhões de euros. 


O VAL calcula o valor de um projecto num determinado momento, antecipando os fluxos de custos e receitas associados à sua construção e exploração futura. Um VAL financeiro negativo significa que as receitas não vão cobrir os custos do investimento que terá um retorno negativo.

Apesar de admitir que a TIR (taxa de remuneração accionista) será sempre negativa, os estudos consultados pelo i sublinham que os impactos positivos globais podem ser até superiores aos contabilizados, considerando o efeito na economia, emprego e receita O estudo não inclui tráfego de passageiros na ligação para a Espanha, só considera as pessoas (100 mil ao ano) que terão passado a usar a linha para o Algarve com a redução do tempo de viagem.

As projecções apostam ainda num acréscimo de 18 comboios por dia na ligação quando for atingida a velocidade de cruzeiro em 2026. O tráfego será desviado das estradas em Portugal, com a ferrovia a aumentar a quota de mercado de 8% para 22%, e do porto de Valência, maior concorrente de Sines.

Esta ligação é um dos 30 projectos de infra-estruturas de elevado valor acrescentado, embora o relatório do grupo de trabalho não a inclua nos 15 investimentos de maior prioridade e considere um projecto alargado a Lisboa e Setúbal.

Entre os dados já entregues aos partidos, este é o projecto que apresenta o VAL financeiro negativo mais elevado. Investimentos deficitários, mas que são apresentados como positivos para a economia, são a regra no sector ferroviário, cujas receitas dificilmente pagam o custo da infra-estrutura. Por isso o resultado repete-se nos estudos de viabilidade sobre a modernização das linhas do Norte, Minho, Beira Baixa e Oeste. A conclusão da modernização da linha ferroviária do Norte é o segundo projecto mais bem classificado na lista proposta pelo grupo de trabalho liderado pelo presidente da AIP, Eduardo Carvalho. O investimento de 400 milhões de euros apresenta um VAL financeiro negativo de 180 milhões de euros e um impacto económico positivo de 74 milhões de euros.

IMPACTOS ECONÓMICOS SUBJECTIVOS Especialista em parcerias público-privadas (PPP), Mariana Abrantes de Sousa sublinha que os impactos positivos na economia, as chamadas externalidades, são subjectivos e mais difíceis de contabilizar. Mas mesmo um projecto com saldo financeiro tão negativo, como a linha de mercadorias, admite Abrantes de Sousa, pode compensar se tiver elevado financiamento comunitário. Nesta ligação, os fundos da UE podem chegar até 95% em alguns troços, apesar da demora na concretização já não permitir aproveitar os financiamentos do actual quatro comunitário.

A especialista defende ainda que se deve ponderar o impacto global de todos os investimentos. "Se houver dez projectos e dois forem deficitários, o problema pode diluir-se.fiscal.

Se houver 10 projectos e oito forem deficitários, a economia e o rating da República vão sofrer ainda mais". Mesmo quando se recorre a financiamento privado, como nas concessões portuárias, os investimentos em infra-estruturas são públicos, bem como os promotores. Por outro lado, salienta que a informação e os critérios dos estudos devem ser homogéneos, de forma a permitir a comparação dos resultados.


Entre a documentação enviada aos partidos, o Túnel do Marão é o projecto que apresenta o segundo VAL (valor actual líquido) mais negativo, no montante de 389 milhões de euros, Mas neste caso, Mariana Abrantes de Sousa realça que deve ser valorizado o facto de se tratar de uma obra que já foi iniciada e cujo investimento não terá qualquer retorno se não for terminado.

Por Ana Suspiro
publicado em 11 Mar 2014 - 05:00
Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões Logo_i_110
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Linha ferroviária Sines-Badajoz vai gerar défice de 600 milhões Empty O investimento numa ligação ferroviária entre Sines e Badajoz para levar as mercadorias à região de Madrid até as região de Paris e a região de Berlim

Mensagem por Admin Ter Mar 11, 2014 7:37 pm

O investimento numa ligação ferroviária entre Sines e Badajoz para levar as mercadorias à região de Madrid até as região de Paris e a região de Berlim a estas o errado como a garantir que nas ligações transfronteiriças e nas ligações da rede transeuropeia e também acredita que esta ação é " um impulso " para a plataforma logística da Europa Ocidental.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos