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Évora: Secretário de Estado admite criticas a relatório sobre infraestruturas

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Évora: Secretário de Estado admite criticas a relatório sobre infraestruturas Empty Évora: Secretário de Estado admite criticas a relatório sobre infraestruturas

Mensagem por Admin Qua Mar 12, 2014 11:45 am

Évora: Secretário de Estado admite criticas a relatório sobre infraestruturas Alentejo  
Quarta, 12 Março 2014 11:05

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações admitiu que os autarcas do Alentejo criticaram a “excessiva litoralização dos investimentos” previstos no relatório para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado.


Contudo, Sérgio Silva Monteiro destacou que a prioridade aos portos e à ferrovia e a intervenção ferroviária prevista para a região reúnem consenso entre os agentes.


O governante participou num debate sobre o relatório para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA), que decorreu ontem na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora.


“Não houve propriamente vozes críticas sobre a prioridade aos portos e à ferrovia e a intervenção ferroviária prevista para o Alentejo foi concensual”, mas “há preocupações relativamente ao investimento em estradas de proximidade”, reconheceu.

O secretário de Estado disse que as “estradas de proximidade não cabem no objeto deste relatório”, porque “não são passíveis de financiamento comunitário a nível nacional”.


“Muitas das críticas foi sobre a excessiva litoralização dos investimentos e o facto de não haver estradas de ligação a alguns aglomerados populacionais, mas isso tem resposta não neste relatório, mas no planeamento que estamos a fazer com as Estradas de Portugal”, referiu.


Questionado sobre a ausência de projetos no Baixo Alentejo, Sérgio Silva Monteiro contrapôs que “há projetos para o Baixo Alentejo, nomeadamente na ferróvia”.


“A ligação Sines-Caia passa pelo Baixo Alentejo e tem mais paragens previstas no Baixo Alentejo do que aquilo que tinha a anterior ligação em alta velocidade”, realçou.


Por outro lado, o governante reforçou que “Sines é um dos pontos de investimento marítimo-portuário mais relevantes” e que “de Sines sai a principal ligação a Madrid para transporte de mercadorias”.


“É em Sines que está a maior bolsa de valor do ponto de vista logístico em termos nacionais que o Governo pretende potenciar”, acrescentou.


Este documento estratégico define um total de 30 projectos prioritários até 2020, num investimento superior a 5 mil milhões de euros.


Dessas três dezenas de projectos, 18 dizem respeito ao sector marítimo, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.


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