Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Auto-estrada Transmontana vai receber 164 milhões de Bruxelas
Página 1 de 1
Auto-estrada Transmontana vai receber 164 milhões de Bruxelas
Comissão Europeia já aprovou as formalidades para atribuir o financiamento a este projecto, inédito numa PPP rodoviária.
A Comissão Europeia já aprovou o financiamento de 164,4 milhões de euros para o projecto da Auto-estrada Transmontana, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes ligadas ao processo. Apesar de não haver ainda um comunicado oficial de Bruxelas sobre a aprovação deste financiamento comunitário, o Económico sabe que as formalidades processuais exigidas neste tipo de casos já foram cumpridas, dando automaticamente lugar ao desbloqueamento das verbas que deverão chegar nas próximas semanas e servirão para reduzir a dívida da Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo o Económico apurou, este valor de financiamento comunitário à Auto-estrada Transmontana representa 60% do montante elegível e cerca de 32% do custo total do investimento, que se fixou em 521 milhões de euros, contra os 510 milhões de euros inicialmente estimados, quando o contrato de concessão foi assinado, a 9 de Dezembro de 2008.
A Auto-estrada Transmontana já está completamente construída, tendo ficado concluída no final de 2013. Tem uma extensão de cerca de 134 quilómetros, ligando Vila Real e Bragança, já concluídos em ao serviço. É gerida em regime de PPP - Parceria Público-Privada, sendo a concessão liderada pela SDC Investimentos, de Manuel Fino, e pela Globalvía, participada do grupo espanhol FCC - Fomento de Contratas y Construcciones, de Esther Kopklowitz.
A Auto-estrada Transmontana, associada à conclusão do Túnel do Marão, que deverá concretizar-se até ao final do ano, permitirá a ligação rodoviária em auto-estrada entre o Porto e a fronteira de Quintanilha, em Trás-os-Montes, com Espanha. Em simultâneo, a conjunção da Auto-estrada Transmontana com o Túnel do Marão abre mais uma via de tráfego rodoviário internacional entre os portos da zona Norte do País - Leixões, Viana do Castelo e mesmo Aveiro - e toda a região transmontana e a zona económica de Zamora, em Espanha.
A candidatura do projecto da Auto-estrada Transmontana aos fundos comunitários foi coordenada pela IP, numa colaboração com o Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), integrado no QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, cuja vigência terminou no final de 2014.
"A eventual aprovação deste projecto, que actualmente aguarda decisão, revestir-se-á de grande significado uma vez que seria a primeira comparticipação europeia atribuída a umas PPP rodoviária", sublinhou ao Económico fonte oficial da IP, não querendo fazer mais comentários sobre o assunto.
Túnel do Marão já tinha recebido 89 milhões
Já em Agosto passado, a Comissão Europeia havia aprovado o financiamento de 89 milhões de euros para o projecto do Túnel do Marão, elevando para 253 milhões de euros o financiamento comunitário concedido para este eixo rodoviário integrado nas Redes Transeuropeias de Transportes.
No caso do Túnel do Marão, não se trata de uma PPP, uma vez que é gerido directamente pela IP, após um conturbado processo de construção, adiamentos, derrapagens, processos judiciais, providências cautelares, interrupções dos trabalhos até à falência do consórcio financiador e ao resgate da concessão por parte do Estado, um facto inédito em Portugal.
O Túnel do Marão, com uma extensão de 30 quilómetros, liga a A4 à Auto-estrada Transmontana e tem uma secção central de túnel com uma extensão de cerca de seis quilómetros. A obra arrancou em Junho de 2009 e, devido às peripécias por que passou, é já uma das mais longas do nosso País. O processo das obras foi relançado em Fevereiro de 2014, com três concursos públicos ganhos pela Teixeira Duarte, Opway e um consórcio entre a Ferrovial e a Lena, num valor global de cerca de 146 milhões de euros. Cerca de seis anos e meio depois, no final deste ano, está prevista a sua conclusão.
00:07 h
Nuno Miguel Silva
Económico
Tópicos semelhantes
» PORTUGAL 2020: A auto-estrada da mediocridade
» Auto-Estrada do Baixo Alentejo (A26) uma Necessidade Nacional!
» Auto-estrada Sines - Santo André renovada em três meses
» Auto-Estrada do Baixo Alentejo (A26) uma Necessidade Nacional!
» Auto-estrada Sines - Santo André renovada em três meses
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin