Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Novas ligações rodoviárias da DB Schenker abandonou comboio para Alemanha "a ligação ferroviária entre Sines, Espanha e o sul de França"
Página 1 de 1
Novas ligações rodoviárias da DB Schenker abandonou comboio para Alemanha "a ligação ferroviária entre Sines, Espanha e o sul de França"
A DB Schenker abandonou o serviço ferroviário de mercadorias entre Portugal e a Alemanha e não está nos planos da empresa retomá-lo tão depressa, garantiu o diretor-geral da DB Schenker Logistics em Portugal, Frank Gutzeit, em declarações à comunicação social a propósito da comemoração do 50º aniversário da empresa em Portugal. «Muitas pessoas perguntam se vamos relançar o serviço ferroviário para a Alemanha que tivemos de abandonar por questões operacionais».
A ligação era semanal e inclui a circulação ao longo de um corredor entre Portugal, Espanha, França e Alemanha. Contudo, os trabalhos de renovação de linha ferroviária no corredor servido por essa ligação, por parte do gestor da infraestrutura ferroviária em França, RFF, fazia com que o comboio da DB Schenker perdesse os canais horários, levando à interrupção da circulação e mesmo à «paragem durante uma semana». O responsável adianta que «os planos de emergência que estavam previstos no papel, não funcionaram na realidade».
O Frank Gutzeit explica que se falhar alguma coisa ao longo do corredor, depois o resto da cadeia fica comprometida, desde a entrada em terminais, disponibilidade de locomotivas, canais horários. «Tivemos problemas todas as semanas», afirma Frank Gutzeit. Apesar de ter abandonado a ligação ferroviária para a Alemanha, a DB Schenker Portugal continua a acreditar neste tipo de operação e assegura uma ligação entre Alfarelos e Barcelona, desde o ano passado. O comboio não é exclusivo da DB Schenker, sendo operado diariamente por uma empresa do grupo, a Transfesa.
Com a aquisição da CP Carga pela MSC Rail, o responsável da DB Schenker Portugal acredita que o transporte ferroviário de mercadorias irá crescer. «A MSC já tem serviços e experiência na movimentação de contentores. Com a aquisição da CP Carga, estarão criadas condições para estabelecer a ligação ferroviária entre Sines, Espanha e o sul de França».
Apesar de ter interrompido a ligação ferroviária com a Alemanha, a DB Schenker decidiu reforçar os tráfegos para o centro da Europa com a criação de um serviço rodoviário diário e direto para os ‘hubs’ de Mannheim e Paris. A partir desses pontos, a empresa faz chegar a mercadoria rapidamente a qualquer ponto da Europa. Segundo Frank Gutzeit, o novo serviço terrestre destina-se aos clientes que necessitam de entregas mais frequentes, designadamente as pequenas e médias empresas, que «conseguem rentabilizar recursos, tempo, espaço e pessoas», afirma.
por: Carlos Moura
07-10-2015
Transportes em Revista
Tópicos semelhantes
» Ignora demais sobre o porto de Sines, a ligação ferroviária a Sines - Espanha - França - Alemanha de mercadorias contentorizadas e é a possibilidade futura de passageiros e me fazer a grande confusão
» Depois de Espanha ou Alemanha: China já conta também com ligação ferroviária ao Reino Unido
» Ribau Esteves sublinha "interesse nacional" da ligação ferroviária Aveiro/Vilar Formoso - O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro considerou hoje que a ligação ferroviária Sines/Espanha só beneficia o interesse comercial.
» Depois de Espanha ou Alemanha: China já conta também com ligação ferroviária ao Reino Unido
» Ribau Esteves sublinha "interesse nacional" da ligação ferroviária Aveiro/Vilar Formoso - O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro considerou hoje que a ligação ferroviária Sines/Espanha só beneficia o interesse comercial.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin