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Brogueira Dias: "É estranho falar na redução dos prazos das concessões quando na Europa se faz o contrário"
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Brogueira Dias: "É estranho falar na redução dos prazos das concessões quando na Europa se faz o contrário"
Quem também esteve no debate promovido esta quinta-feira, em Lisboa, sobre a Competitividade dos Portos Nacionais foi Brogueira Dias, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Na sua intervenção na mesa redonda onde estiveram representados os cinco maiores portos nacionais - e os outros portos do Continente de dimensão mais reduzida, sob gestão de alguma das Administrações portuárias dos ditos grandes -, Brogueira Dias analisou, entre outras questões, o estudo da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a competitividade dos portos portugueses.
Ora, uma das sugestões deixadas pelo estudo da AdC é a redução dos prazos das concessões portuárias. Brogueira Dias não poderia estar mais em desacordo relativamente a essa indicação: “É estranho falar na redução dos prazos das concessões quando na Europa se faz o contrário. A Espanha alargou recentemente os seus prazos, os países nórdicos têm prazos de 90 anos. Aqui temos prazos de 25 anos…”
Sobre a competitividade dos portos, o máximo responsável da APDL salientou que há toda uma cadeia envolvida e que, por isso, “a boa ou má performance do porto não é da Administração Portuária mas sim de todos os players e da forma como convivem”. “Não é o porto, por si, que pode melhorar ou piorar a competitividade, é toda uma articulação de uma cadeia logística”, acrescentou, defendendo ainda que “não é o preço o factor determinante” da competitividade de um porto.
23.10.2015
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