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VÍTOR PROENÇA EXIGIU HOJE “COMPROMISSO” PARA FERROVIA ATÉ ESPANHA
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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VÍTOR PROENÇA EXIGIU HOJE “COMPROMISSO” PARA FERROVIA ATÉ ESPANHA
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, Vítor Proença, exigiu hoje do Governo um “compromisso” quanto à construção da ferrovia de mercadorias entre Sines e Caia (Elvas), na fronteira com Espanha, anunciando o calendário e o traçado.
“Tem de haver um compromisso do Governo quanto a esta prioridade, porque está em causa o futuro e a competitividade do Porto de Sines”, afirmou à agência Lusa Vítor Proença, que lidera a comunidade intermunicipal (CIMAL) e é também presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
O executivo PSD/CDS-PP divulgou hoje o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 3+, que prevê um investimento superior a 2.600 milhões de euros no setor ferroviário, o que representa mais de 43% do total anunciado (cerca de 6.000 milhões de euros).
Segundo o presidente da CIMAL, está contemplada a construção do troço entre Évora e Caia, contudo, o documento é “omisso” em relação ao traçado entre Sines e Grândola.
“Os municípios defendem o aproveitamento do ramal de Ermidas-Sado”, disse o autarca, lembrando que, antes de este projeto ser suspenso, Santiago do Cacém e Grândola estavam contra “o traçado que passava entre o litoral e a serra de Grândola”.
A proposta apresentada pela Refer, empresa que gere as linhas de caminho-de-ferro portuguesas, “espatifava completamente o acesso entre Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André”, além de passar “a cerca de 200 metros do Hospital do Litoral Alentejano”, esclareceu.
O líder da CIMAL, que reúne os concelhos de Alcácer do Sal, Odemira, Santiago do Cacém, Sines e Grândola, reiterou a exigência de que o Governo defina “publicamente” a data de início das obras, o calendário dos trabalhos e o traçado da ligação ferroviária.
Quanto à reabilitação do IC33 entre Relvas Verdes e Grândola, Vítor Proença considerou que o executivo deve “definir quais são as intenções exatas” para esta obra.
Para o representante dos autarcas do Alentejo Litoral, “é muito importante a ligação em perfil de autoestrada até ao nó de Grândola Norte da Autoestrada do Sul”.
Mas, defendeu Vítor Proença, “continua a ser muito importante a continuação da A26 até Beja”, um investimento que não está previsto pelo Governo, “mas devia estar”.
A propósito da ferrovia de mercadorias entre Sines e Caia, junto à fronteira com Espanha, a Câmara de Elvas também já se pronunciou, congratulando-se por o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 3+ contemplar o avanço de “um dos projetos infraestruturantes mais importantes para o desenvolvimento do concelho”.
Lusa/Zoom online
Foto: VP
Publicado em Abril 8, 2014
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