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Prioridades para Sines: garantir investidor logístico e induzir o crescimento do terminal de contentores
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Prioridades para Sines: garantir investidor logístico e induzir o crescimento do terminal de contentores
Durante a entrevista concedida à emissora Antena, João Franco, presidente da APS, analisou a temática dos potenciais constrangimentos da economia portuguesa sobre o índice competitivo do Porto de Sines, assim como a influencia da instabilidade política no mesmo, abordou a tipologia da nossa economia de escala e elencou as prioridades futuras para o desenvolvimento do Porto de Sines.
Quanto à afectação do Porto de Sines por parte do clima de incerteza política que se viveu, João Franco foi claro em negar qualquer influência directa da vida político-económica na performance de Sines, explicando que, em Sines, "o peso maior de todos é o terminal de granéis líquidos que basicamente importa crude e exporta gasolina e gasóleos (...) e isto é para o mercado internacional (...) nos contentores é o mesmo, é um negócio internacional", afirmou separando águas e caracterizando Sines como um 'player' mais ligado às contingências internacionais.
Versando sobre as particularidades da economia portuguesa, João Franco abordou a tipologia da economia lusa: "Há um problema de fundo na economia portuguesa, que é uma questão de escala. É difícil conseguir concorrência quando não há escala para isso (...) o país não tem uma economia com escala suficiente para ter vários operadores competindo entre si em todas as áreas".
Passou, depois, a analisar as prioridades previstas para o contínuo desenvolvimento do Porto de Sines: ""Quais são as prioridades em Sines? Duas apenas, por esta ordem no tempo: a necessidade de encontrarmos um investidor logístico que faça um investimento em Sines que leve a fixar negócios de modo a que a percentagem de movimentação contentores que vai para o hinterland aumente, dos actuais 20% para mais que isso (...) para criar emprego, para dinamizar a economia. Para isso é indispensável um operador logístico".
"Quanto ao segundo objectivo para Sines é o crescimento do terminal de contentores, que pode ser feito de duas formas: ou pelo crescimento físico do actual terminal, ou eventualmente pelo lançamento de um novo concurso para um segundo terminal (...) seria um grande investimento por parte do concessionário", sublinhou, reforçando: ""Este é um negócio em que, ou se cresce, ou se morre. Terminais pequenos não têm futuro. Teremos a capacidade instalada esgotada dentro de três anos, face às taxas de crescimento".
O presidente da APS abordou ainda o investimento da PSA: "É um investimento que consiste no aproveitamento da face noroeste do cais do terminal de contentores (...) e que permite operar nesse cais com 120 metros, os navios mais pequenos, e libertar o cais principal, com 946 metros, para os navios principais."
27/11/2015
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