Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2012  cais  2010  2018  tvi24  2013  2011  2023  2017  2019  cmtv  2016  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Bitola ferroviária divide especialistas EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Bitola ferroviária divide especialistas EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Bitola ferroviária divide especialistas Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Bitola ferroviária divide especialistas

Ir para baixo

Bitola ferroviária divide especialistas Empty Bitola ferroviária divide especialistas

Mensagem por Admin Sáb Abr 12, 2014 10:36 am

Governo desagrada a todos na não-decisão sobre a bitola.


Bitola ferroviária divide especialistas 740290?tp=UH&db=IMAGENS&w=749


As propostas do PETI para a ferrovia de bitola europeia são soluções de “remendo” ADRIANO MIRANDA




O país deve rapidamente reconverter-se à bitola europeia ou essa não deve ser uma prioridade? Os especialistas dividem-se. Para uns, a reconversão aproximará Portugal da Europa; para outros, os recursos devem ser aplicados em modernizar a rede existente porque entre nós e os Pirinéus existe um país – Espanha - que também tem bitola ibérica.

A resposta do Governo a esta questão desagrada a todos. O Plano Estratégicos dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI) diz que nos eixos Sines-Badajoz e Aveiro-Vilar Formoso “serão desenvolvidas intervenções para assegurar a interoperabilidade ao nível nacional, ibérico e europeu”, sem explicar como.

A Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes (ADFERSIT) diz que este plano é um “erro histórico para a economia” porque agrava a condição periférica do país e restringe a competividade das empresas exportadoras portuguesas.

“O plano condena Portugal a ser um apêndice do sistema ferroviário europeu, quase isolado da Europa e da própria Espanha, pois as propostas do PETI para a ferrovia de bitola europeia são soluções de “remendo”, pouco competitivas e sem qualquer visão estratégica para o médio e longo prazo”, diz aquela associação em comunicado.

Uma opinião contrária aos que acham que o problema da ferrovia portuguesa não está na bitola. Basta constatar que entre Portugal e Espanha a percentagem de mercadorias transportada por caminho-de-ferro é inferior a 5% sem que entre os países haja um problema de bitola, havendo, por isso, muito espaço para crescer sem ter que se levantar os carris e colocar outros.

Manuel Tão, da Universidade do Algarve, diz que “a utilidade de levantar toda a via para instalar o bi-bitola não é explicada por nenhum calendário dos espanhóis em fazer chegar a bitola europeia a Fuentes de Oñoro nas próximas décadas”.

Este académico questiona ainda uma premissa em torno do qual gira todo o PETI a respeito dos investimentos para composições de mercadorias: “Os mega-comboios completos de 750 metros não se adaptam às necessidades das pequenas e médias empresas portuguesas, não somos um país de grandes indústrias, pelo que mais investir na flexibilidade da rede ferroviária”.




12/04/2014 - 09:10

PÚLBICO
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos