Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2012  2023  2018  2015  cmtv  2017  2019  2014  2010  2013  2011  tvi24  cais  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
53 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 53 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental

Ir para baixo

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental Empty Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental

Mensagem por Admin Qua Abr 16, 2014 7:38 pm

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental _viewblob


Sines tem a falha a lógica geoestratégica, as politicas governais e o maior investimento privado das empresas logísticas internacionais ou nacionais para a criação a maior plataforma logística intercontinental em Sines para a servir o mercado Intercontinental, Europeu, Ibero e Português, não é para a ser as plataformas logísticas intercontinentais não a apresenta algum sentido lógico para nas cidades de Setúbal ou de Lisboa a ser uma plataforma logística regional para a servir regiões metropolitana de Lisboa, de Centro do País e nas cidades de Aveiro ou de Leixões a ser uma plataforma logística regional para a servir regiões metropolitana de Porto, de Centro e de Norte do País.

Uma plataforma logística é o local onde se concentra tudo o que diz respeito à eficácia logística. Possui zonas de empreendimentos logísticos e infra-estruturas de transporte, que têm por objectivo melhorar a concorrência entre empresas, desenvolvendo mais a economia, contribuindo assim para criar mais postos de emprego. Estas atividades logísticas visam fornecer meios para as instalações se estruturarem de modo a atingir os objetivos do cliente (industrial ou distribuidor). Para isso é necessário formar-se um grupo de clientes visto que a armazenagem e a estrutura usadas no transporte marcam o espaço.


Uma apreciação mais complexa mostra uma plataforma logística como uma área demarcada onde no seu interior são efetuadas diversas operações (por diferentes profissionais) relativas à logística, transporte, distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito nacional como para o internacional. Estes profissionais podem ser proprietários, arrendatários dos edifícios, equipamentos, instalações (armazenagem, oficina) que estão construídos. Uma plataforma deve ser imparcial para todas as empresas interessadas nas actividades acima referidas e fornecer serviços de interesse comum para as pessoas e para os veículos ao serviço dos profissionais. É obrigatoriamente administrada por uma entidade única (pública ou privada). A sua localização deve ser próxima de serviços públicos de modo a que seja possível a realização das operações com mais facilidade e mobilidade.


Zonas de uma plataforma logística


Uma plataforma logística deve ser composta por três zonas.



  • Zona de serviços gerais:
  • Recepção
  • Informação
  • Acomodação e alimentação
  • Bancos
  • Agência de viagens e estacionamento
  • Abastecimento e reparos
  • Serviços de alfândega
  • Comunicação e administração



Zona de serviços de transporte: incluindo estruturas de grandes eixos de transporte A plataforma deve ser multimodal incluindo:



  • Transportes rodoviários, ferroviários, marítimos e aéreos



Zona de operadores logísticos: dando condições prestar serviços de:





Vantagens e desvantagens de uma plataforma logística


De entre as vantagens de se criar uma plataforma logísticas destacam-se (Fernández, 2004, p. Cool:



  • Ao agrupar os pedidos das empresas, realiza pedidos maiores aos fornecedores, desta forma é possível conseguir-se condições económicas mais vantajosas, dando origem a descontos sobre os volumes de compras.
  • Ao construir-se uma plataforma logística, esta consegue armazenar uma boa parte do stock das empresas. Graças a isso diminuía-se o espaço necessário para armazenagem da empresa, podendo utilizar mais espaço para superfície de venda ou de exposição dos seus produtos.
  • A plataforma faria os pedidos directamente aos fornecedores, alcançando assim os produtos das cadeias de distribuição. Assim as empresas pediam à plataforma os produtos necessários e estes seriam enviados conjuntamente. Se não existisse plataforma logística as empresas pediam os seus produtos a diferentes fornecedores aumentando o número de transportes necessários.



Uma das desvantagens de uma plataforma logística é:



  • Esta ter custos muito elevados dos quais se destacam: operadores, energia, manutenção de maquinaria, etc (Fernández, 2004, p. Cool.



Plataformas logísticas em Portugal




Em Portugal pretende-se criar uma rede de plataformas logísticas. Esta rede provem do projecto Portugal Logístico que é constituído por três grupos (Portugal, 2007, p. 11):



  1. Rede Nacional de Plataformas Logísticas
  2. Criação de uma estrutura de planeamento e regulação,a partir do ITT (Instituto de Transportes Terrestres) e de diversas sociedades locais
  3. Acções concertadas ao nível da logística urbana



Pretende-se criar quatro classes diferentes de plataformas (Portugal, 2007, p. 13):



  1. Plataformas urbanas nacionais – cujo objectivo é optimizarem a economia nacional recorrendo a realização de grandes centros de distribuição e reorganização logísticas dos fluxos de transporte. Devem ser de grande ou média extensão.Pretende-se fazer duas plataformas localizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto com o objectivo de serem grandes centros de distribuição visto que possuem ligações completas as redes nacionais e internacionais de transportes terrestre e aéreos.
  2. Plataformas portuárias – Situadas próximos dos grandes portos nacionais com o objectivo de auxiliarem a actividade portuária de modo a maximizar a rentabilidade. Se possível ser o elo de ligação entre os transportes portuários e ferroviários Devem ser de grande ou média dimensão. Devem ser criadas quatro plataformas localizadas próximo dos portos de LeixõesAveiroLisboa e SinesTendo como objectivo aproveitar ao máximo a privilegiada localização do país no extremo ocidental da Europa desenvolvendo uma inter-modalidade com as ligações ferroviárias e aumentar o hinterland portuário até Espanha.
  3. Plataformas transfronteiriças – com o objectivo de dinamizar a economia local atraindo investimentos industriais e estender a Espanha os hinterlands portuários. Devem ser de pequena e média dimensão. Devem ser criadas quatro plataformas; ValençaChavesGuardaElvas/Caia. Têm como objectivo maximizar o fluxo com o exterior.
  4. Plataformas regionais – Têm o objectivo de reorganizar os fluxos de transportes de modo a fomentarem uma ligação da rede logística. Devem ser de pequena ou média dimensão. Deve ser criada uma plataforma em Tunes com o objectivo de estabelecer equilíbrio territorial na rede do país.



De modo a aumentar a rentabilidade das plataformas logísticas serão criadas centros de carga aérea com o intuito de aumentar a capacidade do fluxo de cargas aéreas concentrando todas a operações no mesmo local, reduzindo os tempos. Devem ser criados centros de carga aérea em Lisboa e no Porto. Por tudo isto existirá um sistema informático que fará com que todas as plataformas logísticas se encontrem interligadas (Portugal, 2007, p. 15).


Com a implementação da rede de plataformas logísticas pretende-se (Portugal, 2007, p. 17):



  • Aumentar a eficiência logística desenvolvendo o tráfego de mercadorias englobando 93% da economia e população.
  • Potenciar os tráfegos actuais gerando um aumento de 16% da movimentação portuária e um aumento de 3% da carga total movimentada em Portugal.
  • Aumentar a eficiência dos operadores logísticos possibilitando uma redução média de 10% nos custos logísticos e um aumento de 15% nos fluxos totais de carga.
  • Despertar a competitividade industrial portuguesa que será crucial no reordenamento da logística nacional.
  • Analogamente a situações internacionais ao estimular a economia espera-se a criação de mais de 5 mil empregos.



Fonte: http://diariodesines.blogspot.pt/
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental Empty Re: Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental

Mensagem por Admin Sex Abr 18, 2014 6:54 pm

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental Empty Re: Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental

Mensagem por Admin Sex Abr 18, 2014 6:56 pm

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental Empty Re: Sines tem a falha a lógica, a politica governal e o investimento privado de logística para a criação a maior plataforma logística intercontinental

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos