Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Frota mundial prestes a passar a fasquia dos 20 milhões de TEU
Página 1 de 1
Frota mundial prestes a passar a fasquia dos 20 milhões de TEU
A frota mundial de porta-contentores fechou 2015 com cerca de 5 200 navios, com uma capacidade total de 19,94 milhões de TEU, de acordo com a consultora Alphaliner.
Pelas previsões da Drewry, demorará poucos meses a passar-se a fasquia de 20 milhões de TEU, apesar do excesso de oferta estar a levar os preços médios dos fretes para mínimos históricos. Esta consultora perspectiva que a frota mundial de porta-contentores cresça 5% a 6% nos próximos dois anos, muito acima da procura de serviços de transporte marítimo.
Em 2015, a frota cresceu 8,5% face ao ano anterior, naquele que foi o quarto ano consecutivo de subida e o maior crescimento anual da história. Os 214 navios acrescentados à frota mundial no último exercício acrescentaram 1,55 milhões de TEU, bem acima dos 1,35 milhões de TEU registados em 2006, ano do anterior recorde.
Por outro lado, houve menos desmantelamentos: foram abatidos navios com uma capacidade global de 150 000 TEU em 2015, contra 380 000 TEU no ano anterior.
Capacidade média dos porta-contentores da frota mundial. Fonte: Drewry.
Como se não bastasse, os navios que chegam são cada vez maiores. Actualmente, 22% dos navios porta-contentores têm mais de 10 000 TEU de capacidade, quando em 2011 apenas representavam 4% da frota mundial.
Como resultado, o tamanho médio da frota mundial era, no fim de 2015, de 3 700 TEU, o dobro do registado no virar do século. Se olharmos apenas para as entregas efectivadas no ano passado, a capacidade média foi de 8 400 TEU.
Segundo a Alphaliner, 60 dos navios encomendados no ano passado (24% do total da carteira) têm entre 18 000 TEU e 22 000 TEU.
15 Janeiro, 2016 at 11:55
por T&N
Tópicos semelhantes
» Frota mundial supera os 20 milhões de TEU
» BIMCO: frota de porta-contentores à beira dos 20 milhões de TEU
» O Super Porto De Yangshan é o primeiro do terminal de contentores mundial mais de 32 milhões TEUs movimentados "2015" (do exemplo de problemas da navegação nos canais e rios como a sua solução)
» BIMCO: frota de porta-contentores à beira dos 20 milhões de TEU
» O Super Porto De Yangshan é o primeiro do terminal de contentores mundial mais de 32 milhões TEUs movimentados "2015" (do exemplo de problemas da navegação nos canais e rios como a sua solução)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin