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Porto de Setúbal como gateway ibérico: pujança do tráfego ferroviário realça alargamento do hinterland
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Porto de Setúbal como gateway ibérico: pujança do tráfego ferroviário realça alargamento do hinterland
O movimento de carga feito através da via ferroviária saiu reforçado em 2015 no Porto de Setúbal: de acordo com os dados avançados pela APSS, foram processados 630 comboios nos terminais, contra 547 em 2014; em termos de toneladas, atingiram-se 168 mil toneladas, comparadas com 140 mil, em 2014. Aumentos de 15% no número de comboios e 20% na tonelagem da carga movimentada por ferrovia.
Durante 2015, de entre as toneladas movimentadas através de comboios, ganha relevo a quota de 57% referente aos que provêm do hinterland espanhol, mais precisamente da zona da Extremadura, "zona geográfica em que o Porto de Setúbal apresenta significativas vantagens competitivas para as indústrias exportadoras de produtos agro-alimentares", como explica o comunicado da APSS.
Como oportunamente sublinha a APSS, a consolidação do tráfego de cargas através do suporte ferroviário (quer para Portugal quer para Espanha), abre a porta para a materialização óbvia do alargamento do hinterland e do reforço da excelência do Porto de Setúbal no desempenho do papel de gateway de entrada e saída de carga Ibérica de shortsea. Além dos mais, fica bem patente a "pertinência do investimento na ferrovia para duplicar o número de comboios na zona central do porto. É um investimento que está a ser estudado pelo Porto de Setúbal e a IP – Infraestruturas de Portugal", como releva o comunicado.
03/02/2016
CARGO Edições,Lda © 2016
Porto de Setúbal movimentou 630 comboios mas quer mais
No ano passado, o movimento de comboios no porto de Setúbal cresceu 15%, com particular incidência nas ligações com a Extremadura espanhola.
De acordo com a administração portuária, em 2015 o porto da foz do Sado processou 630 comboios, que transportaram de/para os terminais 168 mil toneladas – mais 20% que em 2014.
Fruto do acordo com a plataforma logística de Badajoz, mas não só, 57% das cargas movimentadas em Setúbal por ferrovia tiveram origem na região fronteiriça espanhola da Extremadura.
E assim, sustenta a APSS em comunicado, “constata-se o alargamento do hinterland e o reforço da importância do Porto de Setúbal como gateway de entrada e saída de carga ibérica de shortsea”.
Para fazer mais e melhor, impõem-se melhorias na infra-estrutura ferroviária que serve os terminais da zona central do porto. O investimento necessário (na electrificação das linhas e em algumas correcções técnicas) é de pouca monta mas, no imediato, e tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS adiantou, a realização dos estudos, numa colaboração entre a APSS e a Infraestruturas de Portugal, será candidata ao CEF.
As melhorias desejadas pelo Porto de Setúbal permitirão “duplicar o número de comboios” nos terminais de contentores, de carga geral e ro-ro.
3 Fevereiro, 2016 at 18:36
por T&N
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