Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Madeira entre gigantes dos cruzeiros
Página 1 de 1
Madeira entre gigantes dos cruzeiros
Localizada entre gigantes dos cruzeiros, como são as Caraíbas, o Mediterrâneo e a Europa do Norte, a Madeira está numa posição privilegiada para maximizar o valor do mar através do turismo. Estes três principais mercados representam cerca de 70% da quota global desta indústria, ou seja, algo como 14 milhões de passageiros e 25 mil milhões de dólares de receita anual circulam nestas regiões marítimas. Esta centralidade da Madeira, associada ao seu agradável clima e à vocação relacional e de bem receber das suas gentes, para além de ter transformado a indústria dos cruzeiros numa atividade relevante para o arquipélago, coloca a Madeira numa excelente posição para acompanhar a tendência de crescimento futura desta atividade.
A nível global, nos últimos anos, o número de passageiros tem crescido consistentemente a um ritmo médio de cerca de 5% ao ano. É interessante que, mesmo num cenário de crise económica do mundo ocidental, com epicentro nos anos de 2008 e 2009, esta indústria continuou a crescer, passando ao lado da turbulência existente, o que nos leva a acreditar que se trata de uma indústria que ainda não atingiu a maturidade, ou seja, com espaço para crescimento. Se tivermos também em consideração a elevada representatividade de passageiros dos Estados Unidos da América (mais de 50%) é fácil de perceber que, à medida que turistas de outros países ganham interesse por este produto turístico, a procura mundial tende a crescer. Estes números impressionantes que a publicação “Circum-navegação: LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Mundo)” relata, acrescentam mais luz e esclarecimento ao debate sobre o crescimento azul e a economia do mar.
Claramente existem razões para ter esperança de que é possível ter crescimento económico, no futuro, através do mar.
A indústria dos cruzeiros é apenas um dos exemplos do estado da arte das diversas atividades marítimas a nível global contantes do relatório “LEME Mundo”, no entanto, este relatório vai além da compilação de informação estatística relevante, uma vez que constrói o primeiro “Mapa da Economia do Mar” onde se podem visualizar os diferentes tipos de uso e diferentes estratégias que os vários países e continentes estão a adotar em relação ao mar e traça alguns pilares básicos de uma estratégia eficaz para o crescimento azul (governance, pessoas bem preparadas e tecnologia adequada), recomendando vivamente que o crescimento e desenvolvimento económico através do mar deverão ser efetuados de forma sustentável e começando pelo reforço dos alicerces das atividades do mar e não pelo telhado.
Um exemplo de um dos alicerces de qualquer atividade do mar é a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Por vezes ouvimos dizer “é importante duplicar o peso da economia do mar na economia nacional”, afirmação com a qual todos os que acreditam na economia azul concordam, no entanto, é necessário ter em linha de conta que, por exemplo, duplicar os turistas que visitam a Madeira através de cruzeiros, significa passar de 500 mil, para um milhão, a nível nacional significa passar de mais de um milhão para mais de 2 milhões e assim sucessivamente… O sistema de Salvaguarda da Vida Humana no Mar atual está preparado para acolher esta avalanche adicional de pessoas que irão interagir com o mar? Talvez seja melhor debater este assunto…
Miguel Marques
Diário de Notícias da Madeira
Sexta, 5 de Fevereiro de 2016
Tópicos semelhantes
» Turismo Madeira já têm 285 cruzeiros previstos para 2016
» Subsídio de Mobilidade entre Madeira e Porto Santo
» Gigantese anões
» Subsídio de Mobilidade entre Madeira e Porto Santo
» Gigantese anões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin