Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2010  2017  2011  2018  2012  cmtv  2014  cais  2023  2013  tvi24  2016  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar

Ir para baixo

Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar Empty Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar

Mensagem por Admin Dom Fev 14, 2016 10:19 pm

Nova linha Aveiro – Mangualde vai avançar E132-Viseu-viseu15hi6
Já não será a vapor, mas em 2021 voltarão a ser vistos comboios em Viseu. Foto: Geoff Cryer

Vão nascer 86 quilómetros de novas vias férreas na zona centro-norte de Portugal. A nova linha Aveiro – Mangualde verá a luz do dia até 2021 e contará com financiamento europeu – a candidatura será formalizada durante a próxima semana em Bruxelas. Esta só será realizada se os fundos comunitários forem atribuídos mas a julgar por projetos semelhantes nomeadamente em Espanha, é possível esperar um parecer positivo. Ao todo, a nova linha custará 675M€, instalação de ERTMS incluída.

Esta linha é uma ambição muito antiga e que cumpre diversos objetivos distintos, com a reintegração de Viseu na rede ferroviária nacional à cabeça. A capital de distrito, que é a maior cidade europeia sem caminho de ferro na atualidade, terá ao fim de mais de 30 anos de ausência o regresso dos comboios à cidade e ficará integrada num novo e funcional eixo que agregará cidades da importância de Salamanca, Mangualde, Viseu e Aveiro.

A nova linha de 86 quilómetros terá de vencer a difícil orografia do terreno e seguirá paralela à autoestrada A25. Numerosas obras de arte serão erguidas pois além da difícil orografia a linha terá de cumprir com os padrões geométricos requeridos: velocidade de ponta de 200 km/h e rampa máxima de 15 mm / metro. Isto possibilitará não só a reintrodução dos comboios de passageiros em Viseu, como a aceleração decisiva dos comboios do eixo da Beira Alta quer em direção a Lisboa quer em direção ao Porto, que ficará assim muito mais próximo de uma região sobre a qual exerce forte influência – nomeadamente através das suas Universidades.

Para o tráfego de mercadorias, a nova linha representará não só um atalho para alcançar os portos de Aveiro e de Leixões, que são os grandes beneficiários directos deste projeto, como representará também a possibilidade de aumentar a produtividade destes tráfegos, já que a nova linha permitirá cargas por comboio muito superiores à que permite a linha atual entre Pampilhosa e Mangualde. Entre Mangualde e Vilar Formoso, onde os limites atuais são igualmente restritivos, são de esperar intervenções que permitam subir a carga rebocável por uma locomotiva de tipo 4700 da CP Carga para o patamar das 1200 toneladas, pelo menos.

Ficou assim posta de parte a possibilidade de Viseu poder ser servido simplesmente por um ramal ligando à atual linha da Beira Alta, o que reproduziria as limitações que já existiam no tempo da linha de Via estreita Viseu – Santa Comba Dão, que obrigavam a um serviço distinto para um eixo distinto servindo a cidade de Viseu.

A nova linha será eletrificada a 25.000V / 50 Hz, contará com sistemas de controlo de tráfego ETCS e travessas polivalentes permitindo uma rápida migração para bitola 1.435 mm. A inserção na linha do Norte será feita junto à estação de Cacia, a norte de Aveiro.

O total do projeto da Beira Alta ascende a mais de 690 milhões de Euros, maioritariamente financiados pela Comissão Europeia, a que se acrescentará o investimento na nova linha. De parte ficou a hipótese de construção de uma linha inteiramente nova também entre Mangualde e Salamanca.

14 FEVEREIRO, 2016
Portugal Ferroviário
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos