Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 65 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 65 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Renovação da Linha do Norte vai continuar
Página 1 de 1
Renovação da Linha do Norte vai continuar
As obras da linha do Norte – que poderiam ser as obras de Santa Engrácia – vão ser reatadas já em Março deste ano, quando o primeiro dos três troços cuja renovação ainda está por concluir entrar em obras.
Após mais de 20 anos de obras, a linha do Norte nos dias de hoje tem ainda três troços em condições similares às que apresentavam na década de 70: Vale de Santarém – Entroncamento, Alfarelos – Pampilhosa e Ovar – Gaia. O último troço sobretudo caracteriza-se por tráfego que excede a capacidade teórica de uma infraestrutura vetusta e com um sistema de controlo de tráfego pouco eficiente.
Em Março, arrancam as obras entre Alfarelos e a Pampilhosa e em Janeiro de 2017 é lançado o concurso para o troço Ovar – Gaia, cuja obra de renovação será talvez a mais difícil de toda a linha, pelas especifidades do troço e do tráfego que ali circula, e que não será interrompido. No 2º semestre de 2018 será a vez do troço Vale de Santarém – Entroncamento ir a concurso.
A sinalização será modernizada, sendo instalado o controlo de tráfego centralizado e ocorrerá a supressão de múltiplas passagens de nível que existem nestes troços, recorrendo a desnivelamentos das mesmas.
Nas estações, serão criados e alargados resguardos para comboios de 750 metros na Bobadela, Mato de Miranda, Entroncamento (à saída dos ramais de mercadorias), Alfarelos, Pampilhosa, Ovar-Mercadorias e Francelos, o que permitirá incrementar a capacidade da linha.
As velocidades máximas serão de 160 km/h nos três troços, permitindo alguma economia de tempo para os comboios de longo curso e alcançando uma pontualidade e fiabilidade das circulações superior.
Na Bobadela, serão feitos ajustes nos feixes de vias e na sua inserção na linha do Norte.
Resta saber se em 2020, quando o último troço tiver finalmente os standards previstos com a renovação dos anos 90, qual será a necessidade de regeneração dos restantes troços, alguns com renovação concluída, por essa altura, há 25 anos…
16 FEVEREIRO, 2016
Portugal Ferroviário
Apeadeiro de Paramos, no troço Ovar – Gaia, o mais obsoleto da linha do Norte e o 2º com mais tráfego.
Após mais de 20 anos de obras, a linha do Norte nos dias de hoje tem ainda três troços em condições similares às que apresentavam na década de 70: Vale de Santarém – Entroncamento, Alfarelos – Pampilhosa e Ovar – Gaia. O último troço sobretudo caracteriza-se por tráfego que excede a capacidade teórica de uma infraestrutura vetusta e com um sistema de controlo de tráfego pouco eficiente.
Em Março, arrancam as obras entre Alfarelos e a Pampilhosa e em Janeiro de 2017 é lançado o concurso para o troço Ovar – Gaia, cuja obra de renovação será talvez a mais difícil de toda a linha, pelas especifidades do troço e do tráfego que ali circula, e que não será interrompido. No 2º semestre de 2018 será a vez do troço Vale de Santarém – Entroncamento ir a concurso.
A sinalização será modernizada, sendo instalado o controlo de tráfego centralizado e ocorrerá a supressão de múltiplas passagens de nível que existem nestes troços, recorrendo a desnivelamentos das mesmas.
Nas estações, serão criados e alargados resguardos para comboios de 750 metros na Bobadela, Mato de Miranda, Entroncamento (à saída dos ramais de mercadorias), Alfarelos, Pampilhosa, Ovar-Mercadorias e Francelos, o que permitirá incrementar a capacidade da linha.
As velocidades máximas serão de 160 km/h nos três troços, permitindo alguma economia de tempo para os comboios de longo curso e alcançando uma pontualidade e fiabilidade das circulações superior.
Na Bobadela, serão feitos ajustes nos feixes de vias e na sua inserção na linha do Norte.
Resta saber se em 2020, quando o último troço tiver finalmente os standards previstos com a renovação dos anos 90, qual será a necessidade de regeneração dos restantes troços, alguns com renovação concluída, por essa altura, há 25 anos…
16 FEVEREIRO, 2016
Portugal Ferroviário
Tópicos semelhantes
» Renovação integral da linha da Beira Alta
» TVT ganha acesso sul à Linha do Norte
» Incidências pressionam exploração da linha do Norte
» TVT ganha acesso sul à Linha do Norte
» Incidências pressionam exploração da linha do Norte
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin