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Governo deixa cair decisão sobre o terminal do Barreiro
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Governo deixa cair decisão sobre o terminal do Barreiro
Sines-TerminalXXI
A decisão sobre a localização do novo terminal de contentores da área de Lisboa já não será uma prioridade do Governo para o ano corrente, de acordo com a errata à proposta de Orçamento de Estado (OE) apresentada na Assembleia da República pelo Executivo de António Costa.
Afinal, terá sido um lapso. A construção de um novo terminal de contentores na região de Lisboa não será, afinal, uma prioridade do Governo. Outrossim, a aposta no aumento da capacidade de movimentação de contentores focalizar-se-á em Leixões e em Sines. Para a Grande Lisboa, não se fala em novos terminais mas antes numa coordenação estratégica entre os portos de Lisboa e Setúbal.
As mudanças entre a versão original do OE e a errata (46 páginas de correcções…) deixam poucas marcas para dúvidas. Assim, é dito na errata:
“Onde se lê:
“Nesta matéria, em 2016, será ainda definida a localização do novo Terminal de Contentores para a área da grande Lisboa,…”
“Deve ler-se:
“Nesta matéria, em 2016, serão avaliadas, preparadas e lançadas diversas intervenções estratégicas nos portos portugueses, designadamente quanto ao incremento da capacidade de movimentação de contentores de Leixões e de Sines e da coordenação estratégica entre os portos de Lisboa e de Setúbal,…”
Ou seja, o projecto do novo terminal de contentores da Margem Sul, apresentado com pompa e circunstância nos primeiros tempos do Governo PSD-CDS, parece relegado para segundo plano, ganhando, ao invés, força a opção pela coordenação e complementaridade entre o porto da capital e o de Setúbal, que há muito apregoa a sua capacidade de expansão “low cost”.
Por outro lado, a construção do novo terminal de contentores de Leixões, com fundos de -14 metros, que na anterior legislatura foi sendo adiada (apesar do trabalho desenvolvido dentro de portas pela APDL) poderá sofrer um impulso. E o mesmo se diga sobre a expansão da capacidade de Sines, seja através da renegociação da concessão da PSA (hipótese ainda há pouco defendida pelo presidente da administração portuária), seja mediante o lançamento de uma segunda concessão (que chegou a ser falada no tempo do Governo PS).
16 Fevereiro, 2016 at 19:18
por T&N
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