Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2015  2011  2023  2017  2010  2016  2012  cmtv  2019  2014  2018  cais  tvi24  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
76 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 76 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Acordo com PSA exige do Governo nova linha ferroviária de Sines para Espanha

Ir para baixo

Acordo com PSA exige do Governo  nova linha ferroviária de Sines para Espanha Empty Acordo com PSA exige do Governo nova linha ferroviária de Sines para Espanha

Mensagem por Admin Qui maio 08, 2014 10:32 am

O memorando de entendimento estabelecido com a República de Singapura compromete o Governo português a garantir uma nova ligação ferroviária de mercadorias.

O memorando de entendimento assinado na segunda-feira, entre a APSA - Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, para uma nova expansão do terminal de contentores de Sines, vincula o Governo português à construção de uma nova ligação ferroviária directa entre o porto alentejano e Espanha.

De acordo com o documento, a que o Diário Económico teve acesso, "o desenvolvimento, pela República Portuguesa, da Rede Europeia de Corredores Ferroviários com uma nova ligação ferroviária directa de Sines para a fronteira portuguesa com Espanha irá permitir ao terminal de contentores de Sines crescer igualmente no ‘hinterland' [tráfego de contentores na zona terrestre de influência do porto; no caso de Sines, destaque para Madrid e outras cidades espanholas]". Recorde-se que o memorando foi homologado pelo Governo através do secretário de Estado das Infra-estruturas, Sérgio Monteiro.

"Está lá muito claro que se trata de uma nova linha de mercadorias com ligação à fronteira espanhola, embora alguém possa dizer que isso não é completamente explícito. Mas tudo isso dependerá dos apoios comunitários que o Governo conseguir negociar no âmbito das redes europeias", defende João Franco, presidente da APSA, ao Diário Económico.

"Agora terá de ser nomeada uma comissão de negociação, que terá de discutir vários temas como a extensão do prazo de concessão solicitada pela PSA [mais 15 anos] e o direito de exclusividade. Depois de se chegar a acordo, este terá de ser aprovado pelo Tribunal de Contas, o que esperamos venha a acontecer, tendo em conta a importância deste investimento para a economia nacional", explica João Franco. O presidente da APSA, considera que, "nas piores expectativas, este projecto poderá iniciar a sua construção no segundo semestre de 2015". Como deverá demorar cerca de um ano e meio a concluir, poderá estar operacional na totalidade em 2016, data em que também deveria já estar em funcionamento a ligação ferroviária a Espanha.

Apesar de ter sido considerada uma prioridade de investimento quer pelo GTIEVA - Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado, quer no PETI-Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas 2014-2020, o corredor ferroviário Sines/Setúbal/Lisboa-Caia foi posicionado apenas em 25º lugar.

Os GTIEVA e o PETI apontam para um investimento entre 800 e 1.000 milhões de euros neste projecto. No cenário dos 800 milhões, o PETI esclarece que 320 milhões de euros seriam com fundos comunitários; os restantes 480 milhões seriam de fundos públicos. E ambos os documentos apontam para a conclusão deste projecto após 2016 e antes de 2020, quando o termina o actual Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

O facto de a finalização da ligação ferroviária a Espanha ter avançado no calendário sem data fixa de conclusão gerou várias críticas, incluindo da anterior presidente da APS, Lídia Sequeira, que não foi reconduzida no cargo.

De qualquer forma, o projecto defendido pelo GTIEVA e inscrito no PETI como Corredor Internacional Sul "compreende a construção de novos troços, nomeadamente a ligação de Sines a Grândola Norte e a ligação Évora/Caia". Mas baseia-se essencialmente na "modernização de troços já existentes, num corredor que deverá assegurar condições de interoperabilidade ferroviária a nível nacional, ibérico e europeu". Está também prevista a electrificação, sinalização electrónica e circulação de comboios com 750 metros de comprimento.

O memorando de entendimento entre a APSA e a PSA Sines prevê um investimento de cerca de 205 milhões de euros (141 milhões de euros na última versão antes de Dezembro passado), para construir mais 410 metros de cais acostável (para 1.350 metros), incluindo mais 10 hectares de armazenamento (para 45 hectares) e cinco pórticos (para 14 pórticos). A APSA terá de investir 75 milhões de euros para prolongar o molhe de protecção (65 milhões de euros) e efectuar dragagens a fundos não inferiores a 16,5 metros (dez milhões).

NUNO MIGUEL SILVA
00:05

Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos