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Portos espanhóis querem ganhar a Sines na guerra pelo ‘novo’ Canal do Panamá
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Portos espanhóis querem ganhar a Sines na guerra pelo ‘novo’ Canal do Panamá
Carlos Jasso/Reuters
Os portos espanhóis elegeram o porto de Sines como um dos seus principais concorrentes e querem ganhar a corrida ao acréscimo de mercadorias que a futura expansão do Canal do Panamá irá proporcionar.
A abertura do terceiro jogo de eclusas do Canal do Panamá está previsto para Junho, permitindo a passagem de mega-porta-contentores com capacidade para 18 mil contentores cada.
Esta revolução irá melhorar as conexões entre os portos do Pacífico e a Europa, multiplicando as cargas em trânsito no Atlântico. Neste novo quadro, irão ser relevantes os portos da Colômbia, Perua, Chile e Caraíbas. Haverá uma reordenação das linhas de mercadorias marítimas e uma redistribuição das rotas de importações na Europa e no Mediterrâneo.
Nesse sentido, os portos espanhóis, reunidos sob a ‘holding estatal Puertos del Estado, estiveram presentes na feira “Intermodal South America 2016”, que decorreu na semana passada em São Paulo, Brasil. Do lado português, estiveram apenas presentes os portos de Leixões e de Lisboa.
Segundo o jornal espanhol “Cinco Días”, nesta guerra pelo ‘novo’ e ampliado Canal do Panamá estão mais bem situados os portos de El Ferrol, Vigo e La Coruña (na Galiza), de Algeciras (no Sul) ou os portos das Ilhas Canárias. Nessa futura batalha, de acordo com o “Cinco Días”, os portos espanhóis elegeram o porto nacional de Sines como um dos seus principais concorrentes, tal como Tânger (Marrocos) ou as grandes potências europeias de Roterdão (Holanda), Hamburgo (Alemanha) ou Antuérpia (Bélgica).
O desafio é receber os grandes porta-contentores e redistribuir as mercadorias pela Europa e pelo Mediterrâneo em navios de menor dimensão ou por ferrovia ou rodovia. “Os nossos portos defendem a sua oferta de forma independente perante o novo cenário, mas podemos destacar como características comuns a competitividade nos preços e na eficiência”, disse ao ‘Cinco Días’ José Llorca, presidente da Puertos del Estado, pertencente ao Ministério do Fomento de Espanha.
A Puertos del Estado integra os portos de Algeciras, Barcelona, Bilbau, Ferrol, Las Palmas, Málaga, Santa Cruz de Tenerife, Tarragona, Valencia e Vigo, sendo que as relações com o porto de Barcelona têm sido muito tensas. Pode-se dizer que a presença activa dos portos espanhóis na feira de São Paulo na semana passada foi um sério aviso à navegação ao sector congénere em Portugal.
Do lado nacional apenas estiveram presentes neste certame os portos de Lisboa e de Leixões. Num comunicado, o presidente da APDL – Administração dos Portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo, Brògueira Dias, sublinhou que “a nossa participação em mais uma edição deste certame insere-se na estratégia comercial do porto e tem como objectivo a captação de novos negócios, bem como a consolidação da marca junto deste mercado”.
Este foi o nono ano consecutivo em que o porto de Leixões participou nesta feira, tendo-se apresentado novamente em 2016 no âmbito da parceria entre a APDL e os concessionários TCL – Terminal de Contentores de Leixões e TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões.
05:33 h
Nuno Miguel Silva
nuno.silva@economico.pt
Económico
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