Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 84 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 84 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Anteprojecto sobre a viabilidade de um terminal de Contentores no Barreiro
Página 1 de 1
Anteprojecto sobre a viabilidade de um terminal de Contentores no Barreiro
Contributo para a Reconversão de uma Zona Industrial deprimida e factor de Desenvolvimento e de Sustentabilidade
Resumo :
Este artigo tem como objetivo lançar luz sobre as opções para deslocalizar o atual Terminal de Contentores de St. ª Apolónia, no porto de Lisboa, para permitir a construção do novo Terminal de Cruzeiros. Adicionalmente e subjacente a este propósito surge a valorização da linha de costa da cidade (nas vertentes ambiental, turística e lúdica) numa estratégia integrada que obedece a um plano mais amplo, que inclui a zona ribeirinha que se estende desde a entrada do estuário do Tejo até aos arredores do porto, só possível com a transferência das atividades industriais existentes. Para alcançar essa solução, várias localizações têm sido sugeridas para o novo Terminal de Contentores para servir o porto de Lisboa: Trafaria, Barreiro e Setúbal são as que apresentam a maior probabilidade de receber tal infraestrutura, entre outras com maior grau de originalidade, mas não de exequibilidade. Deste modo, este trabalho apresenta um estudo comparativo entre essas localizações, mostrando seus pontos fortes e fraquezas, que, não sendo exaustivo, pretende antes contribuir para lançar a debate e promover a discussão sobre tal prerrogativa.
PAULO PIRES MOREIRA
Mestre em Economia Portuguesa e Integração Internacional, ISCTE-Business-School
Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, Universidade Aberta
Resumo :
Este artigo tem como objetivo lançar luz sobre as opções para deslocalizar o atual Terminal de Contentores de St. ª Apolónia, no porto de Lisboa, para permitir a construção do novo Terminal de Cruzeiros. Adicionalmente e subjacente a este propósito surge a valorização da linha de costa da cidade (nas vertentes ambiental, turística e lúdica) numa estratégia integrada que obedece a um plano mais amplo, que inclui a zona ribeirinha que se estende desde a entrada do estuário do Tejo até aos arredores do porto, só possível com a transferência das atividades industriais existentes. Para alcançar essa solução, várias localizações têm sido sugeridas para o novo Terminal de Contentores para servir o porto de Lisboa: Trafaria, Barreiro e Setúbal são as que apresentam a maior probabilidade de receber tal infraestrutura, entre outras com maior grau de originalidade, mas não de exequibilidade. Deste modo, este trabalho apresenta um estudo comparativo entre essas localizações, mostrando seus pontos fortes e fraquezas, que, não sendo exaustivo, pretende antes contribuir para lançar a debate e promover a discussão sobre tal prerrogativa.
PAULO PIRES MOREIRA
Mestre em Economia Portuguesa e Integração Internacional, ISCTE-Business-School
Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, Universidade Aberta
Tópicos semelhantes
» AS OPÇÕES PARA A LOCALIZAÇÃO DO NOVO TERMINAL DE CONTENTORES DO PORTO DE LISBOA: Anteprojecto sobre a viabilidade de um terminal de Contentores no Barreiro
» Ministra do Mar revela: decisão sobre terminal de contentores do Barreiro só verá a luz do dia em 2017
» Jorge Miguel Teixeira, Presidente da Comissão Política do CDS-PP Barreiro e PS não esclarece a sua posição sobre Terminal de Contentores
» Ministra do Mar revela: decisão sobre terminal de contentores do Barreiro só verá a luz do dia em 2017
» Jorge Miguel Teixeira, Presidente da Comissão Política do CDS-PP Barreiro e PS não esclarece a sua posição sobre Terminal de Contentores
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin