Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 418 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 418 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Vamos comprar Made in Portugal, porra !!!
Página 1 de 1
Vamos comprar Made in Portugal, porra !!!
O País mais atento acordou a semana passada para uma crua realidade. Afinal no primeiro trimestre de 2014, o PIB desceu 0,7 %, contrariando o ciclo de crescimento que se vinha registando desde há um ano atrás.
Já anteriormente a Ministra das Finanças tinha alertado para o facto de ser possível que isso acontecesse, como resultado da paragem temporária da refinaria de Sines. Agora a explicação oficial, já não sobre cenários mas sobre a realidade, é a mesma e até se aceita pois é a verdade.
Mas o que se pôs a nu, foi a excessiva dependência nas nossas exportações dos combustíveis refinados. A anormal contenção nas importações, devido à crise e à diminuição do poder de compra dos portugueses, foi uma das principais razões pela qual nos últimos anos, se conseguiu um equilíbrio da nossa balança de transacções. E construiu-se a ideia superficial, de que o excedente entre o que exportamos e importamos foi positivo, como não acontecia desde 1943, como resultante das políticas de restruturação da nossa economia. O que na verdade, não é nada verdade.
Afinal, está tudo preso por arames, o que até em boa verdade seria expectável, pois nada de tão estrutural se consegue mudar assim tão de repente, qualquer que fosse o governo.
O caminho é esse, mas não só. Basta começarmos a crescer e a comprar produtos no estrangeiro, que lá se vai o nosso equilíbrio da balança de transacções, agora que não podemos desvalorizar a nossa moeda (o meu amigo Manuel Godinho, lá na Serra de Serpa, deve-me estar a rogar pragas).
Portanto, ou não crescemos (o que seria lamentável), ou começamos a crescer não comprando no estrangeiro, mas sim produtos portugueses, uma vez que, parece que por ora nos vamos manter no euro.
Assim, vamos lá a comprar tomates, frutas, calçado, roupa, turismo interno, etc etc, made in Portugal, se não quisermos que daqui a pouco tempo nos aumentem mais os impostos.
Comprem produtos portugueses, porra !!!!, devia ser a palavra de ordem, agora que dissemos adeus à troika e estamos outra vez por nossa conta e risco.
João Paulo Ramôa - 18/05/2014 - 11:50 Tópicos semelhantes
» Empreendedorismo Made In Portugal
» Vamos olhar para Portugal
» Portugal vamos andar como um maior irracional dos ideais de antigos centros industrias a continuar apostar para o país
» Vamos olhar para Portugal
» Portugal vamos andar como um maior irracional dos ideais de antigos centros industrias a continuar apostar para o país
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin