Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 310 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 310 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Governo vai manter lei do trabalho portuário aprovada pelo anterior Governo
Página 1 de 1
Governo vai manter lei do trabalho portuário aprovada pelo anterior Governo
Paulo Figueiredo
Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, garantiu hoje que o actual Governo não vai alterar a lei do trabalho portuário em vigor.
Segundo a Lusa, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, garantiu hoje que o Governo não vai alterar a lei do trabalho portuário, aprovada pelo anterior executivo de Passos Coelho e que contou com os votos favoráveis do PS.
"Não, não vamos alterar a lei do trabalho portuário [Lei n.º 3/2013]. O Governo não vai alterar a lei do trabalho portuário e não se trata de pressões, ou não. Não vai alterar a lei aprovada com os votos favoráveis do PS […] na medida em que se trata de uma adaptação à legislação comunitária", afirmou Ana Paula Vitorino, citada pela Lusa.
A ministra do Mar, que esta tarde está a ser ouvida na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, respondia a uma questão colocada pelo PSD sobre se o actual Governo pretende alterar o regime jurídico do trabalho portuário aprovado pelo executivo anterior, na sequência das negociações que decorreram entre o sindicato dos estivadores e os operadores do Porto de Lisboa, que contou com a mediação de Ana Paula Vitorino.
No passado dia 27 de Maio, o sindicato dos estivadores e os operadores do Porto de Lisboa assinaram um acordo para a operacionalidade do Porto de Lisboa.
O primeiro ponto do acordo para a operacionalidade do Porto de Lisboa, assinado na noite de 27 de Maio, depois de uma longa maratona negocial, previa a redacção e assinatura do novo CCT (contrato colectivo de trabalho) com uma duração de seis anos, no prazo de 15 dias, prazo que terminou no sábado.
A preocupação do PSD não se prende com a redacção de um novo CCT, mas com a possibilidade de os restantes trabalhadores do sector portuário de Norte a Sul do país reivindicarem alterações aos respectivos contratos colectivos à semelhança do que será aplicado no Porto de Lisboa e que, segundo os social-democratas, poderá conduzir à alteração da lei actual.
A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de Abril e terminou a 28 de maio, no dia seguinte à celebração do compromisso.
Aguarda-se com expectativa a resolução deste conflito. Segundo os dados da AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, desde o início de 2000, quando o porto de Lisboa superava a quota de mercado de 20% em termos de mercadorias movimentadas no sector portuário em Portugal, o porto da capital perdeu mais de metade do seu peso, tendo chegado ao final dos primeiros cinco meses deste ano com uma quota de mercado de cerca de 10%.
As sucessivas greves, dos estivadores e não só, afastaram os principais armadores mundiais do porto de Lisboa, que transferiram as cargas para os portos de Sines, Setúbal e Leixões ou para os portos espanhóis.
18:40 h
Nuno Miguel Silva com Lusa
Económico
Tópicos semelhantes
» Pelo fim dos contratos de trabalho
» Ricardo Roque apontado para presidente da APSS "É o primeiro Administrador Portuário Público a mudou de Governo na cor politica e a vais o governo a mudança de Administrações Portuárias Públicas "Sines, Lisboa e Leixões""
» OCDE vê economia a crescer 1,2%, menos que o esperado pelo Governo
» Ricardo Roque apontado para presidente da APSS "É o primeiro Administrador Portuário Público a mudou de Governo na cor politica e a vais o governo a mudança de Administrações Portuárias Públicas "Sines, Lisboa e Leixões""
» OCDE vê economia a crescer 1,2%, menos que o esperado pelo Governo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin